Mar da Galiléia

Um mar de águas doces, de cores suaves, visitado por deliciosos ventos e cercado de belas montanhas, parece um cenário de conto de fadas. Mais, muito mais: foi o palco de inúmeros fatos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Trata-se de um piscoso lago de 20Km de extensão por 12km (em sua maior largura), situado no coração da Galiléia, que a generosidade dos habitantes e a grandeza de sua história fez chamar de “mar”.

Jesus caminha sobre as águas e
salva Pedro

Outros designavam-no com uma palavra que lembrava a sua forma de harpa, a “Kennereth”, donde lhe veio nome de “Lago de Genezaré” ou também “Lago de Tiberíades” em homenagem à cidade contruída em honra do Imperador.

Suas águas límpidas, marmoreadas por vezes com manchas enigmáticas, variam do azul-safira ao verde jaspe.

Que bela moldura para tantos acontecimentos inesquecíveis, como a pesca milagrosa ou o caminhar majestoso de Jesus sobre as águas.

Jesus acalma a tempestade

Foi em suas margens que o Senhor transformou Pedro e os filhos de Zebedeu em pescadores de homens, ali o Céu foi prometido aos pacíficos e aos puros de coração. Ali o Rei dos reis acalmou a tempestade e fez com que os apóstolos exclamassem: “Quem é este a quem os ventos e mares obedecem?”