Santo Estêvaõ

Entre os vários títulos atribuídos pela Escritura a Nosso Senhor, está um de grande beleza: Príncipe da Paz. De fato, tanto no âmbito individual como no social, quando Jesus reina, ali reina a Paz.

O que mais desejar em nossos dias conturbados, senão a paz. Antes de tudo a paz nas almas. E esta paz só a obteremos se estivermos em paz com Deus, sua Igreja, seus Mandamentos. Costuma-se dizer: nada há melhor travesseiro do que uma consciência em paz.

Mas, se a queremos para nós, com mais razão a desejamos para a Sociedade, para o mundo inteiro. E temos razão para esperar, pois Jesus nos fez a promessa de que virá um tempo de “um só rebanho e um só pastor”. E o pastor será o próprio Jesus, na pessoa de seu Vigário, o Papa.

Como o Papa Francisco vê esta paz?

Santo Estevão ante o Sinédrio

Na segunda-feira passada, a liturgia pôs em realce o martírio de Santo Estevão, o primeiro mártir da Igreja. Em sua homilia, o Santo Padre afirmou: “hoje a Igreja tem mais mártires que nos primeiros séculos”. Muitos “são perseguidos, assassinados por ódio à fé”. (*)

E são muitos mesmo; os organismos competentes calculam em aproximadamente 200 mil por ano. O que dá em um mártir a cada 3 minutos. Ou seja, caro internauta, antes de concluir a leitura deste post, provavelmente vários terão derramado o sangue por amor a nossa fé.

O Papa usa então uma expressão que nos faz pensar: “são irmãos nossos que hoje sofrem, neste tempo de mártires”. Assim, tenhamos bem presente: vivemos “neste tempo de mártires”. E precisou: nosso tempo “é uma época com mais mártires do que nos primeiros séculos”.

Igreja queimada (Nigéria)

Por ora pelo menos, se não em paz, estamos em não-perseguição, não-martírio. Rezemos por estes nossos irmãos e irmãs, perseguidos por amor a Cristo. E, como conclui o Papa: “peçamos à Virgem Maria que os proteja; o lugar mais seguro é sob o manto de Nossa Senhora. É a Mãe que cuida da Igreja. Digamos a Ela com fé: ‘a Igreja está sob a tua proteção, ó Mãe. Cuida da Igreja”.

Nossa Senhora é a Rainha da Paz, como a intitula a Igreja. Peçamos, pois, a Ela que obtenha não só a paz para cada um de nós, mas a firmeza na fé para estes nossos irmãos perseguidos.

Mártires – Paquistão

Assim apressaremos o Reino do Príncipe da Paz, o Reino de Maria, prometido por Nossa Senhora em Fátima.

(*) Vide Agência Gaudium Press em http://www.gaudiumpress.org/content/45861-Vivemos-uma-epoca-com-mais-martires-do-que-nos-primeiros-seculos–diz-Santo-Padre