Participando de uma Missa celebrada pelo Mons. João Clá, no Seminário dos Arautos do Evangelho, chamou-me a atenção um dito espirituoso dele. E não só espirituoso; mais até: muito espirituoso:

Certa pessoa perdeu o chapéu dentro de um teatro, e só ao fim da apresentação, deu-se conta disso. Como boa parte do público já havia saído, as luzes estavam bastante diminuídas, dificultando a busca. O homem achou mais fácil procurar o chapéu… do lado de fora do teatro, pois ali havia mais luz…

* * *

Tempos depois, deparei-me com um grupo de pessoas “bem colocadas” que conversavam com vivacidade sobre o que traria felicidade nesta vida. Uns sustentavam que era o dinheiro, outros que era o prazer, outros, a vida tranquila, e assim por diante.

A conversa já tinha começado a muito quando cheguei, e tendo permanecido uma boa meia hora no local, ao sair ainda continuava. E não chegavam a um acordo… Foi quando um amigo — que estivera comigo na mencionada Missa do Mons. João Clá — disse-me espirituosamente:

Procuram o chapéu fora do teatro…

É bem isso. Porque a mídia dirige seus holofotes para os pontos que mencionavam, não se lembravam de que só na sincera prática dos mandamentos se encontra a verdadeira felicidade. Em outras palavras, só dentro da Santa Igreja Católica, com seus Sacramentos, com a graça e todas as maravilhas que essa boa Mãe nos proporciona, se encontra a verdadeira felicidade.

Do contrário, seria procurá-la fora da Igreja, só porque lá fora parece mais iluminado.