Imagem de São Luis na Basílica de São Pedro (Vaticano)

O que esperar desses tempos modernos? Por toda parte vemos stress, doenças e psicoses dos tipos mais diversos, a internet retira-nos do convívio social, nossos filhos estão cada vez mais na mira das drogas e outras influências nefastas. A Igreja, diante da laicização, pareceria não ter mais sentido para muitos homens. Deus está sendo cada vez mais esquecido e retirado de nossos horizontes. E quantos de nós estamos também esquecidos dEle? Será este o momento de entregar os pontos e perder de vez a esperança?

Nem um pouco! Instantes antes de expirar, Jesus nos deu por mãe a sua própria Mãe. Sempre, sobretudo nas horas difíceis, recorramos a esta nossa boa Mãe. Nesse sentido, São Luís Grignion de Montfort (século XVIII) deixou para nós cristãos um “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Por meio desta devoção, Jesus conforta-nos trazendo esperança.

São Luís dá logo no início de sua obra magistral o fundamento dessa devoção: “é pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, é também por meio dEla que Ele deve reinar no mundo”. E propõe como meio a consagração à Santíssima Virgem, ou seja, a inteira entrega a Jesus pelas mãos de Maria. Assim, pertenceremos inteiramente a Jesus Cristo de forma perfeita.

Nossa Senhora dos Lírios – W. A. Bouguereau

É preciso dar-lhe:

  1. nosso corpo com todos seus membros e sentidos;
  2. nossa alma com todas suas potências;
  3. nossos bens exteriores que chamamos de fortuna, presentes e futuros;
  4. nossos bens interiores, espirituais, que são nossos méritos e virtudes;


Desta forma, pertencemos totalmente a Jesus, e tudo o que fizermos ou obtivermos pertencerá a Ele de um modo mais perfeito, pois o fazemos pelas mãos de Maria.

No “Tratado da Verdadeira Devoção à SS. Virgem” fica demonstrado o valor dessa consagração, a necessidade desta devoção para a salvação de nossa alma, principalmente nos dias de hoje, as verdades fundamentais contidas nesta prática, as conseqüências e o modo de a praticarmos. São oito capítulos de crescente amor à Virgem Mãe de Deus, a nos fazer sentir e ter certeza que não se chega ao fruto da Vida, senão através da árvore que dá a Vida!

E, com as palavras de São Luís, concluo: devemos “mais do que nunca, fazer agora uma boa escolha da verdadeira devoção à SS. Virgem”.

Caro(a) amigo(a) internauta, dia 25 de março é o dia da Anunciação de Maria. O dia em que Jesus quis depender de Maria, encarnando-se no seu seio virginal. Convido-o a fazer esta consagração a Jesus pelas mãos de Maria.

Jovens consagrados

Bibliografia
MONTFORT, S. Luís Maria Grignion de, Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Editora Vozes, 40 ª Edição, Petrópolis-RJ, 2010.