Dando continuidade ao tema do Advento, veremos como a liturgia romana interpreta o seu sentido.

ressurreiçao

O Tempo do Advento é de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, mas também um período para voltarmos nossos corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectação.

E para entendermos como a Santa Igreja prepara essa dupla visão, segue uns apontamentos das liturgias dos quatro domingos do Advento.

Muito diferente do menino pobre e indefeso da gruta de Belém, nos aparece Cristo, no primeiro domingo, seguro, acautelado e grandioso dizendo: “ ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.” (Mt 24,42).

“Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3, 2). É a recomendação de João Batista. A nós cabe corar de vergonha, como diz a Escritura. A Igreja assim nos convida à penitência e à conversão e nos coloca, no segundo domingo, diante da grandiosa figura de São João Batista, cuja mensagem ajuda a ressaltar o caráter penitencial do Advento.

Com a alegria de quem se sente perdoado, o terceiro domingo se inicia com a seguinte proclamação: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”. É o domingo Gaudete. Estando já próxima a chegada do Homem-Deus, a Igreja pede que “a bondade do Senhor seja conhecida de todos os homens”. Os paramentos são cor de rosa.

Maria ImaculadaNo quarto domingo, Deus apresenta a solução do intrincado problema do Virtuosíssimo José, que aceita Maria como sua esposa. Nessa passagem o Espírito Santo demonstra ser a Santíssima Virgem a eleita do Altíssimo para se cumprir as profecias: “Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: ‘Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco’”. É Maria não somente a peça chave na Terra para a vinda do Messias, mas a mais sublime preparação para o Natal.

Com esse tempo de preparação, quer a Igreja ensinar-nos que a vida neste vale de lágrimas é um imenso advento e, se vivermos bem, isto é, de acordo com a Lei de Deus, Jesus Cristo será nossa recompensa e nos reservará no Céu um belo lugar, como está escrito: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Cor 2, 9).

No outro post relacionado com essa matéria, veremos os símbolos utilizados nesse período litúrgico.