dom-gil-ae

Que filhos não ficam contentes com a visita do pai, sobretudo quando lembram querer o pai manifestar sempre o seu afeto por eles?

Que gratidão devem ter pessoas encarregadas do alto dever de proteger os direitos, fazer cumprir os preceitos das leis com medidas justas que favoreçam o bem e cerceiem o mal?

Ambos fatos se deram, faz pouco, e deles os Arautos do Evangelho tiveram oportunidade de participar.

VISITA PASTORAL

Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora deu-nos a alegria e a honra de uma visita pastoral à comunidade dos Arautos do Evangelho.

Como um pai vigilante e solícito, Dom Gil realiza visitas periódicas às várias comunidades das quais deve responder perante Deus. Nestes dias foi a vez da visita aos Arautos do Evangelho

Arcebispo de Juiz de Fora - Visita pastoral

Arcebispo de Juiz de Fora – Visita         pastoral

Conforme o ditado muito em voga, “é o olho do dono que engorda o gado”. Foi, por isso, uma alegria para nós Arautos, saber que Dom Gil vinha fazer uma visita a esta porção do rebanho a ele confiado. Era para nós a certeza de que “o gado engordaria”… ainda mais.

Nosso Arcebispo teve a delicadeza de querer, ele mesmo, celebrar a Missa habitual na capela de uma das casas dos Arautos, que ele mesmo havia inaugurado. (*) O ato revestiu-se de um outro fator de alegria: durante a Missa houve quatro novas Primeiras comunhões. Para alguém, como é o caso do Arcebispo, com o sagrado encargo de levar Jesus às almas, e as almas a Jesus, foi certamente motivo de renovado comprazimento.

No sermão, Sua Excelência ressaltou um tema que é por sua vez ponto de honra dos Arautos: sermos dóceis e obedientes à voz de Nosso Senhor, como Maria Santíssima o foi.

Foi entregue a Dom Gil uma retrospectiva — em bela encadernação — dos diversos trabalhos dos Arautos, realizados desde sua última visita pastoral. Para externar nossa gratidão, foi-lhe presenteado um quadro representando o Sagrado Coração de Jesus.

Talvez ele não esperasse a música o “Luar do Sertão” com versos adaptados, referindo-se à sua ilustre visita.

“Tudo terminou em pizza” é uma expressão muito em voga, aplicada em geral a circunstâncias nem sempre desejáveis; mas no caso concreto, a visita pastoral terminou com uma suculenta pizza. Seguiram-se palavras de agradecimento do sacerdote, encarregado local dos Arautos do Evangelho, Pe. Sebastião Alves, EP.

Mas, passemos ao outro evento.

JUSTIÇA, UMA FORMA DE MISERICÓRDIA

Foi muito gratificante aos Magistrados, Advogados e demais elementos do Poder Judiciário em Juiz de Fora, a Missa em Ação de Graças pelos seus trabalhos no ano que finda. Realmente em se tratando de Justiça, é sempre uma bela ocasião agradecer a Deus ter, naquele ano, podido repartir equitativamente a Justiça.

Missa de Ação de graças - Judiciário de Juiz de Fora

Missa de Ação de graças – Judiciário de Juiz de Fora

I

números autores de renome, quer no campo da magistratura, quer em outros, especialmente no campo religioso, chamam à Justiça “a outra face da Misericórdia”, pois a Justiça não é outra coisa senão dar a cada um conforme merece. Seja prêmio por um bem realizado, seja uma punição — sempre dentro das leis de Deus e dos homens — pelo mal praticado.

Desse modo o bem floresce, como floresce num campo, quando se rega e aduba a erva boa e se extirpa a erva má. Ou, usando a figura de outra profissão, quando o médico emprega todos os meios para erradicar uma enfermidade, visando preservar a saúde do corpo em seu conjunto.

O solene ato foi realizado na Capela Senhor dos Passos, na Santa Casa de Misericórdia.

Celebraram a Missa o Pe. Sebastião Alves, EP e o Pe. José Custódio, Pároco de Santana. O Coral dos Arautos do Evangelho se fez presente para abrilhantar o evento.

 

(*)  Sobre a inauguração da Capela, realizada por Dom Gil Moreira, veja o relato Clique aqui

jfora-ae (4) jfora-ae (5) jfora-ae (6) jfora-ae (7) jfora-ae (1) jfora-ae (2) jfora-ae (3)