A Arquidiocese de Juiz de Fora foi agraciada nestes últimos dias por uma augusta presença: a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A imagem percorrerá o Brasil até o ano 2017 quando completam-se 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Muita gente conhece a imagem clássica de Nossa Senhora de Fátima: Maria Santíssima vestida de branco, de mãos postas, de pé sobre uma nuvem que cobre uma arvorezinha, tendo próximos os três pastorinhos.

Mas faça um teste, caro leitor, e pergunte a várias pessoas se conhecem a mensagem que Nossa Senhora veio trazer. Talvez encontre vários que não conhecem esta mensagem. Talvez… você conheça, talvez…

Em 1917 Nossa Senhora veio expressamente trazer uma mensagem. O “remetente”: Deus, a mensageira, a Mãe de Deus. E quanta gente nem conhece a mensagem de esperança em que, num dos trechos Nossa Senhora diz: “se fizerem o que Eu vos disser salvar-se-ão muitas almas e #terão paz”. Entre outros pedidos, há um muito simples de satisfazer: “rezem o terço todos os dias”.

Simples, sim. Muito simples: quantos perdem, por exemplo, o tempo numa condução para o trabalho, esperando uma consulta, etc. Que tal aproveitar esse tempo e rezar o terço?

A presença da Imagem Peregrina é uma boa ocasião para atender o pedido de tão boa Mãe. Convido-o a atender o pedido dela. Em 15 minutos se reza um terço. Precisa-se tanto de paz

RECEPÇÃO À IMAGEM

Desde o dia 2 de outubro a celeste visitante percorre a Arquidiocese. Nos dias 8 e 9 esteve em Juiz de Fora, onde realizou-se uma vigília de orações no Seminário Arquidiocesano e no dia seguinte uma procissão luminosa pelas ruas da cidade terminando na Catedral Metropolitana, onde o Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira celebrou Missa Solene com a coroação da Imagem.

Imagem Peregrina na Catedral de Juiz de Fora

A Orquestra dos Arautos do Evangelho e o Coral Benedictus (fundado pelo Arcebispo) abrilhantaram a celebração além de terem participado da procissão luminosa.

FELIZ COINCIDÊNCIA

Alegra-nos uma coincidência, ou melhor, para aqueles que têm fé, a coincidência é, na realidade, uma atuação da Providência, ou seja, do próprio Deus. Por isso um autor francês dizia que acaso e coincidência são pseudônimos de Deus.

A coincidência não poderia ser mais feliz: era também o aniversário natalício e de ordenação episcopal de nosso Arcebispo, Dom Gil. Há 15 anos exatamente, recebia ele a sagração episcopal que o fez sucessor dos Apóstolos.

Aqueles que sabiam do fato não deixaram de ver nisso a “mão” de Maria Santíssima demonstrando seu afeto pelo nosso Arcebispo.