Numa conversa formativa — e animadíssima — com o Mons. João Clá, EP, Fundador e Superior geral dos Arautos do Evangelho, tivemos oportunidade de crescer no amor à Santa Igreja e a tudo que lhe diz respeito.
Com a clareza e o seu entusiasmo característicos dizia-nos ⁽¹⁾: a Igreja é uma obra-prima de Deus; Ele a adornou com maravilhas até nos detalhes. Quando, por assim dizer, a nossa mão tocar em algo da Igreja osculemos aquilo pois certamente é mais uma maravilha.
Ao longo da vida de Arauto de Evangelho é exatamente o que podemos constatar. Mesmo nos detalhes a Igreja é de uma tal beleza que nos deixa extasiados.
Um conhecido escritor inglês, Chesterton, tem uma de suas obras muito bem intitulada “Enormes minucias”, Tal título podemos aplicar às “minucias” da Santa Igreja: são elas enormes, contém profundos significados e ensinamentos.
Vejamos uma dessas enormes minucias.
Na liturgia da Missa há um pequeno gesto do sacerdote cheio de significado: pouco antes da Comunhão, ele deposita no cálice um fragmento da hóstia consagrada ao mesmo tempo que reza: “Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor Nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna”.
Neste pequeno gesto há duas maravilhas “escondidas”.
A primeira é simbolizar a Ressurreição de Jesus, quando o Corpo retoma o Sangue derramado na Paixão.
A segunda tem uma origem histórica: nos primórdios da Igreja, todos os padres residentes em Roma concelebravam a Missa com o Papa. Com o passar dos anos a Igreja cresceu e com Ela o número de sacerdotes, impossibilitando a presença de todos na Missa do Santo Padre. Este, passou consagrar uma hóstia bem maior e a dividia, enviando aos sacerdotes residentes em Roma.
Ao celebrarem a Missa, estes sacerdotes depositavam o fragmento no cálice, significando sua união com o Papa.
Ao espalhar-se pelo mundo, essa pequena “enorme minucia” continuou a ser realizada.
Este gesto tão simples contém uma belíssima forma de afirmar a união Àquele que Jesus designou como a “pedra sobre qual edificou a sua Igreja”.
Em posts seguintes trataremos de outras “enormes minucias” da Liturgia, dos costumes e da pregação da Santa Igreja.
.
.
⁽¹⁾ Tirado de anotações do autor dessas linhas, feitas após a conversa.
Como nossa Igreja Católica é bonita! Continuem mostrando essas enormes minucias, assim a gente ama mais a Igreja. Teresa
Excelente! Eu não sabia que até nos detalhes a Igreja era tão bonita. Carl
[…] Numa conversa formativa — e animadíssima — com o Mons. João Clá, EP, Fundador e Superior geral dos Arautos do Evangelho, tivemos oportunidade de crescer no amor à Santa Igreja e a tudo que lhe diz respeito. Com a clareza e o seu entusiasmo característicos dizia-nos ⁽¹⁾: a Igreja é uma obra-prima de Deus; Ele ler mais […]
Lindo! Eu sempre queria saber coisas assim da Igreja. Vão publicar mais, não é? Mirian
Maria nos ensine a amar TUDO da Igreja. Que detalhes bonitos. Leo
Pena que muita gente nem presta atenção. Christian
A Igreja é como uma rica joia, até nos detalhes é bela. Tacinha
muito lindo.espero que publiquem mais.
É muito bom poder conhecer cada vez mais da Santa Igreja, pois realmente, tudo nela é maravilhoso, até mesmo as suas minúcias!!!