Pelo menos duas das atividades dos aspirantes Arautos, nesta semana foram atividades com clave.

Com clave? Como assim?

Clave é aquele símbolo colocado no início da partitura musical para indicar a posição da nota mestra. Aplica-se, por analogia, a assuntos não musicais. Quando se diz que uma coisa tem clave é por ser acima do banal.

A primeira teve até clave musical: os aspirantes Arautos passaram a ter aulas de órgão.

É voz corrente entre os entendidos em música que o instrumento musical mais perfeito, que contém a síntese de todos os sons é o órgão. Nele pode-se executar desde uma suave sonata até uma majestosa marcha triunfal. As músicas religiosas, sobretudo, se acompanhadas pelo órgão, tornam-se mais solenes, mais grandiosas e parecem falar mais de Deus. Ou falar mais para Deus.

O Projeto Futuro e Vida, promovido pelos Arautos do Evangelho, no intuito de enriquecer as animações litúrgicas, iniciou um curso metódico de música em órgão.

O Professor Sérgio Antônio de Almeida, organista, iniciou o curso desse magnífico instrumento nesta semana na casa dos Arautos. Os futuros organistas puderam “saborear” as potencialidades deste instrumento cuja existência se perde na penumbra dos séculos. Para se ter uma ideia, a famosa catedral de Notre Dame de Paris, do século XIII, tem um órgão de 10.000 tubos; quem assiste uma cerimônia religiosa com o som do órgão se sente literalmente dentro da música.

Mas se considerarmos o caminho a percorrer, os que agora iniciam o curso estão apenas na clave de sol de uma bela partitura.

O Prof. Sérgio — e nós — esperamos em breve poder contribuir com mais este elemento de beleza para maior esplendor na solenidades, Missas e outras cerimônias a que somos convidados.

A outra atividade com clave fica para um próximo post.