Consagração em Juiz de Fora
23 de junho de 2013

“É difícil dizer a alegria de saber que agora pertenço inteiramente a Nossa Senhora” — era o sentimento e a convicção dos quinze adultos que se consagraram a Nossa Senhora neste último domingo na casa dos Arautos do Evangelho em Juiz de Fora.

Primeira Comunhão

Numa solene Eucaristia celebrada pelo Pe. Louis Goyard, EP, quinze pessoas, em geral pais dos jovens do Projeto Futuro e Vida, efetivaram a sua consagração como escravos de amor de Jesus pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Durante a celebração eucarística, três deles adultos fizeram a sua primeira comunhão.

O ato foi animado também pela Banda musical dos jovens Arautos que executaram peças adequadas à solenidade.

* * *

.
.

São Luís Grignion de Montfort é Fundador de duas ordens religiosas e inspirador de dezenas de outras. Autor do célebre #Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem#, uma das mais importantes obras de mariologia. Para expressar bem a entrega total a Maria, o Santo propõe a consagração como escravo de amor daqueles que querem doar-se inteiramente Jesus pelas mãos de Maria.

Conforme o Santo, seguimos o exemplo do próprio Jesus que quis depender de Maria Santíssima desde a concepção até sua morte na Cruz. A vida terrena de Jesus deu-se entre dois “sim” de Maria: o da Anunciação do Anjo e o “sim” de aceitação da morte do Salvador.

Os Santos, ao longo dos séculos cultivaram essa devoção como meio de melhor pertencer a Jesus. Bem recentemente o Beato Papa João Paulo II deu magnífico exemplo da atualidade desta devoção:
.
.

[No Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem] encontrei resposta às minhas perplexidades: sim Maria nos aproxima de Cristo, nos conduz a Ele.

Também de lá extraí o [meu lema] “TOTUS TUUS”. A expressão é de São Luís Maria Grignion de Montfort: ‘Totus tuus ego sum, et omnia mea tua sunt, o Virgo gloriosa, super omnia benedicta”, ‘Sou todo vosso, e tudo que tenho vos pertence, ó Virgem gloriosa e bendita’”.

Orquestra dos jovens Arautos

Após a solenidade houve uma animada confraternização seguida de um lanche.