Era costume até algum tempo atrás os pais terem um “álbum do bebê”. Neles guardavam certas lembranças como a primeira mecha de cabelo cortada, a silhueta da pequena mão, suas primeiras palavras, etc.

Anos depois, para a criança ou adolescente eram mostradas essas lembranças que o afeto materno cuidadosamente guardara.

Os primeiros atos ou ditos podem dizer muito de alguém.
.

Santa Isabel recebe Nossa Senhora
“a Mãe de meu Senhor”

.

Com Nossa Senhora também foi assim: seu primeiro milagre já revela o papel qe Ela teria para sempre nos planos de Deus.

A solenidade que a Igreja celebra neste dia 31 de maio contém maravilhosamente a grandeza de nossa Mãe Santíssima. É o primeiro milagre feito pela Virgem.

Após narrarem a Anunciação e a Encarnação de Jesus no seio virginal de Maria, o Evangelho conta-nos o seu primeiro milagre. Como diz bem São Luís Grignion de Montfort, “foi este o seu primeiro e maior milagre de graça”.

O primeiro reconhecimento e o primeiro milagre

Narra o Evangelho com a sublime simplicidade que lhe é própria:

“Maria partiu apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? “(Lc 1, 39-43)

É o primeiro reconhecimento do fato de Maria ser a Mãe de Deus. O prêmio concedido é proporcional: a simples voz de Maria santifica e prepara o Precursor do Messias, São João Batista, “o maior homem nascido de mulher”. O maior homem, sim, pois Jesus é Deus.

Miligre nas bodas de Caná
“Ainda não é chegada minha hora”

Veremos fatos semelhantes ocorrerem ao longo da vida de Maria: nas bodas de Caná, Maria obtém de Jesus o seu primeiro milagre sobre a natureza: a transformação da água em vinho. E isso quando, diz Jesus; “ainda não é chegada minha hora”… De pé, junto a Cruz, Jesus entrega-lhe a humanidade inteira na pessoa de São João Evangelista; ou, olhando de outro lado, nos dá um imenso presente: ter por Mãe a sua própria Mãe.

No Cenáculo, as línguas de fogo de Pentecostes descem primeiro sobre Maria e dela se distribui pelos Apóstolos.

Descida do Espírito Santo
De Maria se difunde para para os Apóstolos

.
.
.
.
.
.

Seria um não acabar mais, se quiséssemos esgotar o assunto.

Para aludir a fatos recentes, o Beato Papa João Paulo II incluiu oficialmente entre os títulos de Nossa Senhora o de Mãe da Igreja; e o atual Papa a Ela consagra o seu pontificado em Fátima.

.
.
.