Atualmente o costume é propalar as notícias ruins e os lamentáveis procedimentos que várias pessoas de destaque tomam. Mas os fatos edificantes acabam ficam de lado e não adquirem a notoriedade que merecem.

Por isso hoje vamos por em relevo um bonito gesto tomado por um militar americano, que nos mostra como devemos sempre desejar ter um intenso convívio com Jesus Eucarístico.

Michael Hopkins, coronel da Força Aérea dos Estados Unidos e astronauta da NASA, católico, escolhido em 2013 para uma missão na Estação Espacial Internacional pelo período de 24 semanas, não quis privar-se da Sagrada Comunhão durante este tempo.

Obteve, então, por intermédio de seu pároco, Pe. James H. Kuczynski, ser nomeado ministro extraordinário da Comunhão, pela Arquidiocese de Galveston-Houston, com autorização para levar uma teca com seis hóstias consagradas. Dividiu cada uma em quatro fragmentos, de maneira a poder comungar semanalmente, no espaço.

Aos domingos, o Coronel Hopkins recolhia-se na cúpula da Estação Espacial e a transformava numa “capela” onde, após fazer a leitura da Liturgia da Palavra, recebia Jesus Sacramentado. Também nos outros dias da semana reservava um momento para rezar, dispondo inclusive das homilias que seu pároco enviava por e-mail.

Conta Hopkins: “Saber que Jesus estava comigo quando sai da nave, no vazio do espaço, foi consolador para mim”, e completa: “Quando se vê a Terra dessa posição tão vantajosa e se observa toda a beleza natural que existe, fica difícil não permanecer ali contemplando e concluir que tem deve necessariamente haver uma Força Suprema, Deus, que criou tudo isto”.

E ele não foi o único elemento da NASA nesses últimos tempos a destacar-se em fervor. Houve uma mulher que deu um passo maior na religião. É o que veremos amanhã.