Inspirado no livro “O Segredo admirável do Santo Rosário”, de São Luiz Maria Grignion de Monfort, vamos exaltar uma prática sempre útil e eficaz para todo povo católico.

TerçoDesejoso de apresentar a importância de uma simples oração, gostaria de mostrar uma devoção que por sua beleza sem ostentação, poderia entrar em seus corações e sair de suas bocas como sem muita força. Seria se nós a comparássemos a uma flor. E por que não uma rosa, mas aqui terá a simplicidade – simplicidade desejada por tantas flores – de uma rosa branca, pois é de uma beleza sem ostentação como dito anteriormente, mas não deixa de ser bela.

imagesNo vosso coração, para que vós mesmos empreendais a prática santa do Rosário e degusteis seus frutos. Na vossa boca, para que pregueis aos demais a excelência desta santa prática e os convertais por este meio.

Mas, mas, mas… devemos evitar ao máximo ver esta prática como insignificante e de escassas consequências, como faz o vulgo e também muitos sábios orgulhosos: é verdadeiramente grande, sublime, divina. Foi o Céu que nos deu para converter os pecadores mais endurecidos. Deus vinculou a ela a graça nesta vida e a glória na outra. Os santos a exercitaram sem cessar e os Soberanos Pontífices deram seu exemplo.

Ainda quando vos encontreis à beira do abismo ou já tenhais um pé no inferno; ainda que fôsseis um herege endurecido e obstinado como um demônio cedo ou tarde, irá se converte e salvar, contanto que rezeis devotamente todos os dias o Santo Rosário até a morte, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de vossos pecados.

Origem do Rosário

No ano de 1214 – segundo narra o Bem-aventurado Alain de Ia Roche, em seu famoso livro intitulado De dignitate Psalterii – vendo São Domingos que os crimes dos homens criavam obstáculos à conversão dos albigenses, entrou num bosque de Toulouse e nele passou três dias e três noites em contínua oração e penitência, não cessando de gemer, de chorar e de macerar o seu corpo com disciplinas para acalmar a cólera de Deus até cair meio morto.

Nesse momento, a … (continuaremos no próximo artigo)