Antífona de 21 de Dezembro: E o Menino chora

   O Oriens splendor lucis æternæ, et sol justitiæ Veni et illumina sedentes in tenebris et umbra mortis.

   (Ó Emanuel, sois nosso Rei e Orientador: vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!)

O Menino chora na estreiteza do estábulo. Por que choras, Menino bom?

Menino, por que chorais? – “Para que os pecadores compreendam que, embora tenham pecado, devem aproximar-se de Mim sem temor, se se arrependerem de ter-Me ofendido”. O Menino chora de ternura e de amor. Bendito Menino! Quem Vos colocou nessa manjedoura senão o amor que tendes por mim? Fomos maus e ingratos, uns disseram: – “Prefiro cometer uma maldade a ficar com Cristo”. Outros balbudiaram: – “Prefiro um prazer da carne a Ele”.

Por que chorais? Que fazeis, Senhor? E poderíamos ouvir de seus sagrados lábios: – “Começo a fazer penitência pelo que tu fizeste”. Pois bem, que fará um cristão que olhe com olhos de fé para cristo que chora pelos seus pecados? Ai de mim, porque tarde Vos conheci, Senhor! Ai de mim por tantos anos perdidos sem Vos conhecer! Quem se deixará dominar pela tibieza ao ver Deus humanado chorar?

Se, estando o sol no céu, não o suportamos durante o verão, que aconteceria se ele descesse à terra?

Se, estando outrora lá em cima, o Sol abrasava, o que não será agora que desceu e se colocou numa manjedoura, e passa frio…e, quanto mais frio passa, mais eu me aqueço; e quando mais incômodos sofre, mais eu descanso; e quanto mais Te vejo padecer por mim, Senhor, mais acredito que me amas!… Dou-Vos graças por terdes nascido. Dou-Vos graças por terdes preferido uma manjedoura!