O trecho a seguir foi extraído dum artigo de Mons. João. A explanação servirá como meditação para hoje.

Reis Magos“Ao chegarem os Magos à região de Jerusalém, a estrela que os guiava ocultou-se. Eles, porém, não se perturbaram nem desistiram, porque tinham a certeza de que Deus lhes falava no fundo do coração e de que não fora uma impressão passageira que os impelira. Perdido o caminho, à falta de um auxílio sobrenatural sensível, puseram em jogo todos os recursos naturais que estavam ao seu alcance. Sem hesitar, sem permitir que um lampejo de insegurança se apoderasse de seu espírito, entraram na cidade para se informar, provocando um tremendo alvoroço por seu vistoso séquito, sua língua, costumes e ­luxuosos trajes. Por isso São João Crisóstomo interpreta o desaparecimento da estrela como um fato promovido por Deus para tornar a notícia do nascimento do Messias conhecida na Cidade Santa. Anunciam, então, que haviam ido visitar o Rei dos judeus, alegando terem divisado sua estrela. Com efeito, não era raro na Antiguidade identificar o advento de personagens ilustres com fenômenos celestes. E ficava subentendida sua fé na divindade do Menino, pois disseram: ‘vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo’. Ora, que Rei é este? Ninguém adora um rei da Terra… só se adora a Deus, Rei do Céu e da Terra que governa os astros.
Estrelas
“Mas que significava esta estrela para os habitantes de Jerusalém, pouco versados em astronomia? Constatamos nesse quadro um triste contraste: reis pagãos acreditaram na mensagem que lhes fora transmitida por Deus através de uma estrela, e os judeus, com a Revelação e com todas as profecias, não quiseram abrir a alma para o seu Rei, o Messias”.

Isso pode acontecer conosco também meus caros amigos e amigas. Em certas ocasiões, pode o Altíssimo dar sinais inequívocos da sua presença e ação, impelindo-nos para atitudes importantes e benéficas. Noutras ocasiões Deus utiliza pessoas para nos conceder avisos, admoestações ou auxílios. Em ambos os casos, se não sabemos dar valor a ação divina, transformaremos “estrelas” em batatas inúteis. Como isso seria triste…