beau-dieu-com-raios-ae

Ensina São Francisco de Sales que “a medida de amar a Deus consiste em amá-lO sem medida”. Se tivermos noção de quanto Deus nos ama, certamente O amaríamos mais, muito mais. É sobre este amor que Deus tem por nós que o Mons. João Clá, Fundador e Superior Geral dos Arautos do Evangelho trata no texto a seguir.

.
.

A MEDIDA, INFINITA, DO AMOR DE DEUS

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EPmons

Se tivéssemos uma noção do amor que o Criador tem por cada um de nós, talvez fôssemos capazes de avaliar com exatidão a medida com que devemos amá-Lo. Mas, sendo Deus a Humildade em substância, Ele frequentemente não mostra a mão quando intervém nos acontecimentos, para nos converter ou nos sustentar na fé. Deste modo, corremos o risco de formar uma ideia muito irreal da solicitude divina em relação a nós.

A INICIATIVA PARTE SEMPRE DE DEUS

Somos, por exemplo, católicos, apostólicos e romanos, e pensamos ter sido nossa adesão à Religião verdadeira fruto de uma decisão motivada pela superioridade desta sobre as outras crenças. Ou seja, julgamos termos sido nós mesmos os que escolhemos a Deus, quando, pelas nossas próprias forças, jamais seríamos capazes nem sequer de praticar de forma estável os Dez Mandamentos.

No referente à nossa conversão, é sempre o Criador quem toma a iniciativa. Foi Ele que nos criou, Ele que nos escolheu para fazermos parte da Igreja e é Ele quem nos dá as graças indispensáveis para segui-Lo.

PREDILEÇÃO GRATUITAvitral-motreal-ae-gustavo-krajl

Desde toda a eternidade, manifestou uma predileção gratuita por cada um de nós ao nos escolher entre as infinitas possibilidades de criaturas humanas que existem no divino Intelecto. E, podendo nos ter destinado a uma felicidade puramente natural, quis que as criaturas inteligentes participassem de sua própria vida, como bem põe em realce o Pe. Arintero: “Por um prodígio de amor que jamais poderemos devidamente admirar, e muito menos agradecer, dignou-Se sobrenaturalizar-nos desde o princípio, elevando–nos nada menos do que à sua própria categoria, fazendo-nos participar de sua vida, de sua infinita virtude, de suas peculiares ações e de sua eterna felicidade: quis que fôssemos deuses”. (1)

Ao nos criar, Deus dotou cada um com uma vocação única, específica e irrepetível, seja religiosa ou laical. E, ao longo de toda a nossa existência nos dá, ademais, graças maiores ou menores, mas sempre suficientes para a nossa salvação eterna.

ENVIOU O PRÓPRIO FILHO PARA REDIMIR-NOScrucifixo-igreja-martires-lisboa-ae-pe-thimothy-rimg

Mais ainda. Tendo o homem caído em pecado no Paraíso, Deus poderia ter feito com que ele voltasse ao nada, arrependido de havê-lo criado, ou usar inúmeros caminhos para reparara falta cometida. Pois sendo Ele ao mesmo tempo Juiz e Ofendido, nada O impedia de perdoara dívida contraída sem nada demandar em desagravo.

Porém, exigindo a sua honra infinita uma reparação à altura, Deus, numa indizível manifestação de amor, impossível de ser cogitada sem o pecado dos nossos primeiros pais, resolveu entregar o seu próprio Filho à morte para nos dar a vida, como proclama São João na segunda leitura: “Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu único Filho ao mundo para que tenhamos a vida por meio d’Ele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados” (I Jo 4, 9-10).

Maria, exemplo perfeito de amor a Deus

Maria, exemplo perfeito de amor a Deus

Encarnando-Se e passando pelos tormentos da Paixão, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade trouxe para nós um verdadeiro oceano de graças, “uma inefável comunicação amorosa e livre, mas íntima e inconcebível, da vida divina às criaturas racionais, por onde o sobrenatural e o natural, o divino e o humano se juntam, se harmonizam e se completam, sem que por isto se confundam!”. (2)

Tal é, em grandes traços, o amor de Deus por cada um de nós.

vermel

(1) GONZÁLEZ ARINTERO, OP, Juan. La Evolución Mística. Madrid: BAC, 1952, p.59.
(2) Idem, p.55.

 

(Publicado em “O inédito sobre os Evangelhos”, Libreria Editrice Vaticana, vol. III, p. 343-344. Também publicada na revista “Arautos do Evangelho”, nº 125, maio de 2012, p. 11-12. Para acessar a revista Arautos do Evangelho do corrente mês clique aqui )

Ilustrações: Arautos do Evangelho, Gustavo Krajl, Timothy Ring