Os bombeiros procuravam sobreviventes nos escombros das casas destruídas pelo violento terremoto no Japão em 2011. Por uma das frestas, um deles apalpou um corpo, mas já estava frio. Algo, porém, levou-o a chamar os companheiros. Escavaram cuidadosamente, deixando à vista o corpo de uma jovem senhora, já morta, mas parecendo amparar algo: era seu filho de poucos meses, que estava… vivo, embora inconsciente. Nas dobras do cobertor que envolvia a criança estava um celular com a mensagem: “Meu filho, se você sobreviver, deve se lembrar que eu te amo. Mamãe”.

Fatos semelhantes são noticiados a propósito destes ou daqueles desastres evidenciando a que extremos pode chegar o amor materno. Tais demonstrações de amor contêm alguma lição para nós?

REFLEXO DO AMOR DA MÃE DAS MÃES

A Santa Igreja ensina que as criaturas e os fatos da vida material são reflexos de realidades espirituais muito mais altas. O amor posto por Deus no coração materno é um pálido reflexo do amor que a Mãe das Mães, Nossa Senhora, tem não só por seu Divino Filho, Jesus, mas #por cada um de nós.

Nossa Senhora do Sagrado Coração – Roma

De fato, Jesus, do alto da Cruz, nos entregou a Ela como filhos, na pessoa de São João: “Filho, eis aí a tua mãe” (Jo 19, 27).

Estas considerações vêm a propósito da data comemorada hoje, sábado seguinte a comemoração do Sagrado Coração de Jesus: o Imaculado Coração de Maria. Quis a Igreja, em sua divina sabedoria, comemorar os dois corações em datas muito juntas, para acentuar a união entre ambos Corações. São João Eudes põe em relevo essa união ao chamar, no singular, “o Coração de Jesus e de Maria”, sendo os Corações entrelaçados, o emblema da ordem religiosa fundada por ele.

O QUE É O CORAÇÃO DE MARIA?

Se amamos verdadeiramente a Deus, temos a obrigação e a necessidade de aprofundar as razões de nossa fé. Não podemos nos contentar com as noções aprendidas no catecismo de Primeira Comunhão. Por essa razão convém lembrar o que é a devoção ao Imaculado Coração de Maria segundo nos ensina a Igreja; em outras palavras o que o próprio Jesus nos ensina.

Não se pode conceber essa devoção como um puro sentimento, sem raízes mais profundas. De fato o Evangelho considera o Coração de Maria como sua #mentalidade santíssima, por exemplo quando afirma: “Maria conservava todas estas palavras meditando-as em seu coração” (Lc 2,19).

Coração não pensa, não faz cogitações, o que quer o Evangelho dizer com estas palavras? Os comentaristas da Escritura — exegetas — são unânimes em afirmar que o termo “coração” tem o sentido de “mentalidade”. Ter devoção ao Imaculado Coração de Maria é ter devoção à mentalidade de Nossa Senhora, e, sobretudo em conformar-se (no sentido de “tomar a mesma forma”, “a mesma mentalidade”) de acordo com a suma santidade d’Ela. É ser um filho que Lhe agrade em tudo, pois este é um dos melhores presentes que um filho pode dar a sua Mãe.

DEUS MESMO INDICOU O CAMINHO

Nossa Senhora foi o caminho escolhido por Deus para vir a nós, concebendo virginalmente a Jesus em seu seio sagrado. E deve ser o caminho escolhido para irmos a Ele. Por isso afirma São João Eudes:

“Não sabeis que Maria nada é, nada tem e nada pode sem Jesus, por Jesus e em Jesus, e que Jesus é tudo, pode tudo e faz tudo n’Ela? Não sabeis que é Jesus quem fez o Coração de Maria tal qual ele é, e quis fazê-lo uma fonte de luz, de consolação e de toda sorte de graças para aqueles que recorrem a Ela em suas necessidades? Não sabeis que Jesus não apenas reside e assiste continuamente no Coração de Maria, mas é Ele mesmo o Coração de Maria, o Coração de seu Coração e a alma de sua alma, e que, portanto, vir ao Coração de Maria é vir a Jesus, honrar o Coração de Maria é honrar Jesus, invocar o Coração de Maria é invocar Jesus?” (1)

A grandeza do Imaculado Coração de Maria não é alcançável por nossa inteligência limitada. Um aspecto deste Coração é, sem dúvida, refletir a infinita misericórdia de Deus. Assim como no Calvário Ela rezou por todos nós, hoje, acompanha do Céu as dificuldades e alegrias de cada um de nós seus filhos, disposta a nos atender com indizível afeto, ternura e carinho.

Podemos dizer, de modo semelhante à criança sob os escombros, que Nossa Senhora deixa sempre uma mensagem no fundo de nossas almas:

“Meu filho, lembre-se sempre que Eu te amo”.

.

(1) Pe. Jean-Michel Amouriaux, Pe. Paul Milcent, “Saint Jean Eudes par ses écrits”, Médiaspaul, Paris, 2001, p. 140.

(Ao leitor desejoso de melhor conhecer este tema, remetemos para o site dos Arautos do Evangelho: http://www.arautos.org/artigo/4778/Jesus-e-Maria–um-so-Coracao.html )