Papa São Pio X

O fato narrado em post anterior (“Aprendendo com crianças”) fez outro arauto lembrar-se da resposta do Mons. João Clá a outra pergunta de uma criança na catequese.

Alguém poderia pensar: “perguntas de crianças pouco interessam e menos ainda crianças de catequese.

Entretanto São Pio X, Papa, no alto portanto de toda hierarquia eclesiástica, tendo como encargo o cuidado de toda a Igreja, não pensava assim.

São Pio X de simples Vigário foi elevado sucessivamente a Pároco, professor de Seminário, Bispo, Arcebispo, Cardeal-Patriarca e por fim Papa. Além do mais era um santo. Entretanto, achava necessário dar uma aula de catecismo semanal para… crianças.

Alguém poderia supor já ter ele uma tal experiência — e realmente a tinha — que a aula de catecismo para as crianças podia ser dada sem maiores cuidados. Na hora marcada o lembrariam e ele improvisaria alguma coisa.

TV Arautos

Mas, não era bem assim. Ele, já como Papa, dedicava em média três horas semanais à preparação da aula de uma hora para as crianças do catecismo.

Voltemos agora ao Mons. João Clá explicando a uma criança, a pergunta típica de criança.

* * *

— Monsenhor, Jesus era assim do tamanho do senhor, não é? Como é que Ele cabe dentro de uma hóstia pequenina?

Mons. João pediu à criança que se aproximasse juntamente com outro coleguinha de catecismo. A este, pediu que fixasse o olhar numa imagem de Nossa Senhora. Pediu então à criança “pergunteira” que olhasse na pupila da outra.

— O que você está vendo na pupila dele? Perguntou o Monsenhor.

— A imagem de Nossa Senhora…

— Veja. A imagem é grande, não é? Mas coube na pupila dele.

— Ah! Agora entendi! — concluiu alegremente a criança.

Como da vez anterior, espero que os que leem o post também tenham entendido.