É difícil haver maior amor humano que o de uma mãe por seu filho. Antes mesmo de ele nascer, ela já o quer.

Esse tema, de todas as épocas, levou Catherine Moitessier, condessa de Flavigny, a incluir a oração abaixo em sua “Coletânea de orações, meditações e leituras”. Publicado no século XIX, guarda essa oração toda atualidade. A piedosa obra de Catherine alcançou rapidamente dezoito edições.


.
.
.
.
.

Oração pelo filho ao qual dará à luz
.
.

Ó meu Deus, que me designastes para dar a vida a criaturas que devem tornar-se vossos filhos, filhos da Santa Igreja, irmãos de Jesus Cristo, herdeiros do Céu, dou-Vos graças por me ter concedido tal benefício e uma glória tão bela.

Imploro-Vos tornar-me digna desta elevada vocação que me concedestes.

Ofereço-Vos desde já, Senhor, o filho que me destes. Dignai-vos preservar-me de todo acidente que possa ser-lhe funesto, e conceder-me a força necessária para trazê-lo ao mundo.

Tomai, meu Deus, a mãe e o filho sob a proteção de vossa bondade paterna.

— Que Nosso Senhor, O qual, vivendo nesta terra, tanto amou os pequeninos, abençoe desde já também este e o marque com o selo de seus eleitos.

— Que o santo Anjo designado para a sua guarda o mantenha vivo até o momento do batismo, o tome pela mão desde seu nascimento e o conduza até a hora da morte, sem permitir que manche a alva túnica de sua inocência!

— Que Maria, Mãe Imaculada de Jesus e recurso de todas as pobres mães, se digne vir em meu auxílio!

— Ó meu Deus, possa meu filho deixar meus braços e esta terra tão somente para encontrar-se convosco, junto aos coros celestiais dos anjos, ou na comunidade de vossos santos.

Assim seja.