Quem visita a Catedral de Notre Dame em Paris pode acompanhar num conjunto de esculturas a história de um monge que vendeu sua alma.

Qual foi o preço?

Mais valioso que o preço foi o resgate.

Esse foi o tema da instrutiva peça de teatro encenada na casa dos Arautos do Evangelho de Juiz de Fora no final de semana.

O monge Teófilo

Teófilo, monge num antigo mosteiro francês, em certo momento da vida religiosa abriu sua alma a uma paixão: a ambição. Queria a todo custo “ser mais”.

Essa paixão não combatida, criou raízes e espalhou seus ramos traiçoeiros em sua alma, ou por outra entreabriu a porta para o inimigo de todo homem: o demônio. Este orgulhoso ousara opor-se a Deus e bradara “Não servirei”, desencadeando a primeira das revoluções na história da Criação. Como todo malfeitor, procurava levar as almas pelo mesmo caminho: orgulho, ambição.

Teófilo por sua vez acalentava esta paixão e certo dia cedeu: o demônio lhe apareceu e prometeu satisfazer sua ambição. Mas isso teria um preço: em troca do que desejava deveria assinar uma entrega a ele, demônio. Assim teria o que ambicionava nesta vida. Após a morte porém sua alma pertenceria ao demônio.

O monge assinou o fatídico documento e o entregou ao demônio. Em breve recebeu cargos importantes e foi designado Bispo.

Próximo à morte, porém, percebeu a enormidade do mal que fizera: trocar a eternidade feliz por alguns anos de glória. Recorreu então a Nossa Senhora, arrependido do mal feito e pediu-lhe resgatar o documento das mãos do demônio.

Vendo a sinceridade do arrependimento de Teófilo, a Virgem Santíssima obriga o demônio a devolver o papel.

Teófilo aliviado e contrito consagra-se a Nossa Senhora.

* * *

Diante de cerca de cem espectadores, os aspirantes dos Arautos do Evangelho e participantes do Projeto Futuro e Vida encenaram a peça. Era o dia de Finados, relembrando assim aos assistentes a necessidade de recorrer sempre a Nossa Senhora nas dificuldades, mesmo — e sobretudo —quando tudo parecer perdido.

Como ao monge Teófilo, nossa Mãe Santíssima, nos socorrerá.