Relendo o livro “História de uma alma”, autobiografia de Santa Teresinha do Menino Jesus, deparei-me com uma frase cujo sentido vai além das meras palavras: “escolho tudo!”
O fato deu-se entre Teresinha, sua irmã mais velha Leônia, e a irmã com quem sempre brincava, Celina.
Leônia, julgando-se muito crescida para brincar de bonecas, deu para as irmãs uma cesta de costura cheia de vestidos, retalhos, linhas, agulhas etc. Celina escolheu um pacotinho de cordões que lhe agradava; Teresinha porém estendeu a mão e declarou com voz forte “Escolho tudo”…
Um episodio pitoresco e infantil, mas no qual já aparece muito da alma desta grande Santa e doutora da Igreja.
Mais tarde, quando se tornou evidente para Santa Teresinha o que era a perfeição, conta: “compreendi que para se tornar santa era preciso sofrer muito, ir sempre atrás do mais perfeito e esquecer-se a si mesmo. Compreendi que na perfeição havia muitos graus e que cada alma era livre no responder às solicitações de Nosso Senhor, no fazer muito ou pouco por Ele, numa palavra, no “escolher” entre os sacrifícios que exige. Então como nos dias de minha infância exclamei: Meu Deus, escolho tudo. Não quero ser santa pela metade […] ‘escolho tudo’ o que Vós quiserdes”.
.
.
Belas palavras!!! Não poderia ser diferente. Santa Teresinha nos deixou por grande legado a santidade, e a alegria de ser santo. Deixou claro que para sermos santos não precisamos realizar grandes feitos, mas na simplicidade é que estaríamos mais perto de Deus!
Assim ensina-nos o que ela chamava “a Pequena Via”: cada ato do dia a dia, um simples arrumar as camas, uma comida feita em espírito de oração, tudo feito por amor a Deus, para lhe glorificar.
Nesse dia que a Igreja celebra Santa Terezinha vai bem pensar: como estamos respondendo às solicitações do Bom Deus. Temos escolhido tudo ou somente aquilo que nos apraz? Peçamos a Santa Teresinha o que ela prometeu: uma chuva de rosas, uma chuva de graças, e que ela nos ensine chegar até Deus por uma via que todos cristãos podem percorrer.
Fenomenal!
Salve Maria!
Bela matéria de dª Monique. Vamos pedir sim a Santa Terezinha não uma chuva mas sim uma tempestade de Graças e rosas.
Aproveitando como vc está Monique? e Bernardo?deve ser muito fofo… Venha nos visitar aqui em Conselheiro Lafaiete.Lembranças ao pessoal de Juiz de Fora
Salve Maria!
Lindo, “Historia de uma alma”, a vida é tua embarcação,não tua morada….entre outros que fiz questão de marcar no meu livro.
Belo exemplo para todos nós! Que Santa Teresinha nos ajude a escolher TUDO!!
Só não podemos escolher o mal. As outras coisas devemos aceitar de coração. Que Santa Terezinha nos ajude a não pormos obstaculos ao que Deus pede de todos nós. Parabéns Monique. Bjs. Samira
Li uma vez um comentário sobre a foto de Santa Terezinha aos oito anos que está no post: “Essa menina tem o Céu nos olhos”. Peçamos a ela para termos os olhos no Céu, pois aqui é só passagem. É como diz em outro comentário: é embarcação não é morada.
Marisa
Santa Terezinha nos ajude a sermos como ela. Aceitar tudo que vem de Deus. Sinval
“Meu Deus, escolho tudo. Não quero ser santa pela metade” por isso é Santa Teresinha uma grande Santa. É o que faz falta hoje: Santos. Leila
Que Santa Teresinha nos ensine a amar Jesus de forma plena. De nada adianta dizer que confiamos em Jesus se seguramos nossas vidas como se pudéssemos manter o controle sobre as coisas. Seguir o exemplo de Santa Teresinha é confiar nossa vida a Jesus e deixar-se surpreender pela misericórdia Dele.