Narra a história que o Imperador Teodósio, o grande, havia confiado a educação de seus dois filhos, Honórius e Arcadius, a um professor de grande capacidade e reconhecida probidade. Chamava-se Arsênio este homem de bem.

Ele prodigalizava aos alunos todos os cuidados a se esperar de um mestre de seu porte.

Um dia, durante a aula, o Imperador entrou na sala e encontrou o professor de pé diante dos alunos sentados. Afinal, pensavam de si para si, eram os herdeiros do trono…

Teodósio estranhou a falta de respeito de seus filhos com relação ao Mestre e os repreendeu fortemente exigindo colocarem-se imediatamente de pé; Arsênio deveria permanecer sentado durante as aulas.

Pe Roberto Merizalde, EP, celebra Missa nas
dependências do Colégio

“Ignorais, meus filhos, que se vós deveis a vosso pai o nascimento e a esperança de uma coroa, vós deveis ao vosso professor um bem infinitamente mais precioso: ele vos revestirá da boa educação e vos tornará virtuosos e dignos do Trono.”

Como castigo pela falta de respeito determinou serem destituídos das insígnias reais durante oito dias.

Este fato histórico traz a brisa poética de eras antigas, mas é absolutamente atual: em nossa época o respeito e o amor às legítimas desigualdades parece sucumbir no pântano da irreverência moderna. Torna-se então mais necessária a fundação de instituições que façam pelos jovens o que Arsênio fez pelos filhos de Teodósio: revesti-los da boa educação tornando-os virtuosos. Por isso, dignos do Trono reservado por Deus no Céu para o homem, seu herdeiro, feito à sua imagem e semelhança.

Uma escola Católica Apostólica Romana! Em que os professores sejam mais evangelizadores do que profissionais, mais pais do que funcionários, infundam a virtude junto com a ciência e saibam formar ao mesmo tempo que instruem e modelam os sentimentos.

Alma e corpo, coração e cabeça, virtude e inteligência caminham juntos na Escola da vida. Nela, Deus como divino Pedagogo não cessa de ensinar aos homens os caminhos do Bem.

É a Ele e à sua Mãe, Maria Santíssima que os Arautos do Evangelho de Juiz de Fora oferecem as instalações da futura escola de ensino regular para a formação de jovens, assim como seus docentes e alunos.

Com esse objetivo, o Revmo. Pe. Roberto Merizalde, EP., celebrou a Santa Missa com os futuros alunos no salão de entrada do Colégio, impetrando graças para a instituição nascente.