Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, pregou a catequese para jovens na Jornada Mundial da Juventude e falou da importância de momentos de formação no evento.

Atualmente é Bispo Responsável pela Comissão de Bens Culturais da Igreja no Regional Leste II. É também coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens.

Importância da catequese

“A jornada — declarou D. Gil — é formada de duas partes. Uma parte que é a catequese, com grupos menores, e depois a outra parte, que são os eventos centrais. Ambos são importantes. Se faltasse a catequese faltaria uma parte muito importante. Este é um momento de estudo de espiritualidade, de retiro espiritual, e que os jovens ouvem a palavra e podem meditar. Nestes três dias eles fazem a experiência de ouvir a palavra e procurar assimilar no seu coração”.

Alegria em falar para os jovens

“Para mim é uma grande graça de Deus quando posso falar para o povo. E quando posso falar para os jovens fico mais feliz ainda, porque os jovens são acolhedores. E a gente pode dar um testemunho daquilo que vivemos como jovem”.

“Eu me sinto feliz quando posso falar com os jovens e dar testemunho daquilo que Deus, na sua bondade, trabalhou no meu coração desde a juventude até hoje”.

Perseverança: o grande desafio para o jovem

“O grande desafio é a perseverança. A perseverança é um dom de Deus. A gente pede, mas é também uma resposta do homem. O que a gente espera é que os jovens tenham a coragem de perseverar e nunca abandonar o caminho de Cristo. Esta é a nossa esperança”.

* * *

.

(Com informações da agência Zenit, http://www.zenit.org/pt/articles/dom-gil-fala-da-importancia-da-catequese-na-jmj)