Participantes do Retiro na Casa de Juiz de Fora

Retiro Espiritual, o que é? Narram-nos o evangelho que após Jesus percorrer com os apóstolos pelos povoados da Judeia, pregando a doutrina, expulsando demônios e curando os doentes, sentiam-se exaustos e retiravam-se, daí o termo retiro, para lugares desertos, a fim de descansarem e retomarem suas forças.

Santo Inácio de Loiola define retiro como sendo dias abençoados em que nos arrancamos de nossas tarefas cotidianas para que, na oração e meditação,nos unamos mais intimamente a Deus, pelo recolhimento dos sentidos. Desta forma, isto nos fortalece tanto fisicamente quanto espiritualmente evitando assim que os afazeres diários nos levem ao relaxamento.

Missa celebrada por Pe. Jorge Antonini, EP.

A experiência nos mostra que os retiros espirituais são necessários para nos firmarem na piedade e em novos propósitos a fim de refazermos e nos armarmos para as lutas e combates às paixões.

Nestes tempos, em que muitos se encontram em declínio moral e religioso, os cooperadores dos Arautos do Evangelho de Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte/MG se reuniram em um Simpósio na Casa de Juiz de Fora. Estavam presentes cerca de 55 terciários sob a direção espiritual do Padre Jorge Antonini EP, que atendia as confissões e celebrava a Santa Missa diariamente. O Curso foi ministrado com exímia riqueza de detalhes e fatos de toda a história pelo Arauto Roberto Kasuo, e teve como tema “A Teologia da História”, assunto já tratado por diversos teólogos de renome. O referido assunto faz menção a um resumo da história da Igreja e das civilizações desde o século I dC, com o nascimento e morte de Nosso senhor Jesus Cristo, até os dias atuais. Desde o início de nossa existência, nós batizados recebemos um Chamado, uma Vocação que a Divina Providência incutiu em nossas almas. Todo o caos vivenciado por nós e pela humanidade hoje, é fruto da desobediência e omissão frente a este Chamado dado por Deus que não foi correspondido.

Concluímos, pois, com nossos propósitos renovados e esperançosos que daqui por diante possamos avançar com entusiasmo e confiança para o Reino de Cristo, assumindo nosso sim à Vocação, com as bênção de Maria Medianeira, rumo a Acensão da Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.

Isabel Barbosa

Jantar dos retirantes