Não é somente no Brasil que cultuamos uma devoção de Nossa Senhora de traços negros, isso ocorre também na Polônia onde nesse ano teremos uma ato especial para a Virgem Negra
O ano de 2017 será considerado um Ano Jubilar para a Polônia e o governo polonês estabeleceu resoluções a propósito da celebração dos 300 anos da coroação canônica da imagem da Virgem de Czestochowa, a Virgem Negra de Jasna Gora.
Uma resolução da Câmara do Parlamento, o Polish Sejm, diz que esta casa legislativa “convencida da importância especial da devoção mariana para nossa terra – não só no aspecto religioso, mas também social, cultural e patriótico -, estabelece 2017 como o Ano do 300° aniversário da Coroação da imagem de Nossa Senhora de Czestochowa”,
Em uma resolução anterior, 15 de dezembro de 2016, o Parlamento polonês havia classificado “a imagem da Mãe de Deus de Jasna Góra (…) um dos tesouros nacionais e religiosos mais importantes”.
Frei Marian Waligóra, prior do mosteiro onde se encontra Imagem da Virgem, segundo a agência católica de notícias polonesa KAI, declarou que a resolução dos dirigentes poloneses reconhece “as façanhas deste lugar na história do país, a importância de Jasna Góra como um lugar em nossa história e centro religioso para toda a Igreja e todos os católicos”.
Rainha e Protetora da Polônia
O Rei João II Casimiro, já havia coroado a Virgem Negra como Rainha e Protetora da Polônia, em 1652, porém, a primeira coroação canônica foi realizada por Clemente XI no dia 8 de setembro de 1717.
Aconteceram, posteriormente, outras coroações canônicas desta Imagem da Virgem também foram realizadas por outros Papas: São Pio X, em 1910 e São João Paulo II, em 2005.
Coroação Canônica
Uma coroação canônica é um ato piedoso institucional no qual o Papa, através de uma bula, designa uma coroa ou uma auréola para ser acrescentada a uma imagem mariana sob um título devocional específico em uma área especial ou em uma diocese. A coroação da Virgem de Czestochowa foi a primeira coroação deste tipo realizada fora de Roma.
Ano Jubilar – súplica de Jasna Góra
A Polônia é maciçamente católica. Mais de 94% da população é composta por católicos e a Imagem da Virgem de Czestochowa, em Jasna Góra, que também é conhecida como “Virgem Negra”, é muito venerada em todo o país e tem uma significação muito especial na alma e religiosidade dos poloneses.
O Ano Jubilar foi inaugurado com a celebração de uma Santa Missa no dia 8 de setembro de 2016, no Mosteiro de Jasna Góra, local onde se encontra a Imagem da Virgem Negra. A celebração foi presidida por Dom Stanislaw Gadecki, Arcebispo de Poznan.
As comemorações a propósito deste 3º Centenário deverão ser enceradas no dia 26 de agosto, data em que é celebrada a festa da Virgem de Czestochowa.
Para este jubileu, a Conferência Episcopal da Polônia criou um aplicativo para smartphones que envia um “pensamento mariano” todos os dias antes das 21h, a hora da “súplica de Jasna Góra“, uma oração especial pela intercessão da Virgem rezada pelos poloneses.
Os bispos incentivam os fiéis a participarem do Jubileu com o oferecimento de “dons espirituais” a Maria: recitar certas orações, voltar ao sacramento da Reconciliação, renunciar algum vício.
Vamos comemorar juntos com os poloneses o tricentesimo aniversário da Virgem Negra.Com muiitas Orações
Virgem mãe de Deus, tende misericórdia de nós!!!Belo comentário!!!
Que alegria vamos comemorar os trezentos anos de nossas mães Negras.que sejam coroadas com muito fervor pois este ano é um ano da imaculada que sejamos inteiramente agraciados com suas graças e que com todo fervor saibamos reconhecer que por elas somos libertos dos pecados pois deu seu filho amado pra nos salvar rainha do céu padroeira do Brasil nossa senhora da Conceição Aparecida nos proteja e nos ampare nos encham de paz !que assim seja adorada mãe gloriosa mãe dulcissima mãe !