Para nos impostarmos para o grande acontecimento desse dia, vamos meditar com um cântico gregoriano natalino, utilizado como intróito da Missa da noite natalina. A letra diz: 

O Senhor disse-me: Tu és meu filho/ hoje eu te gerei. Por que se embraveceram as nações/e os povos meditaram coisas vãs?/ O Senhor disse-me: Tu és meu filho,/ hoje eu te gerei.

file_104207_batismo_topNesse gregoriano retrata-se de parte do salmo 2 e da passagem do Batismo do Senhor, relacionando-o com a indelicadeza humana, capaz de enfrentar os desígnios de Deus. Que consegue  rejeitar tão terno, bondoso e suave menino, pelos motivos mais banais.

O que podemos tirar como pensamento nessa data? Sabemos que Nosso Senhor Jesus Cristo é o Ungido do Pai e Deus com Ele, mas, não raras vezes, batemos de frente com sua vontade. Julgamos ser Ele às vezes muito duro e inclemente. Mas hoje devemos para e pensar: “por ser Deus Ele é imútavel. Eu vou contemplá-lo hoje  tão manso,  humilde e inocente na lapa. Ele não pode ser ríspido!

Quando penso isso, é por desejar justificar meus atos incorretos. Mesmo aí Jesus procura acertar minha consciência e conduta com uma paciência extraordinária, sem rancor e discórdia. Serenamente Ele aguarda o momento ideal para levar-me novamente ao seu afago e conforto. Que Bondade e Amor! Como isso pode me apaziguar a qualquer momento. Essa é a mensagem transmitida pela música a seguir.