Imaginemos que em idos tempos, numa época de batalhas e  vitórias altaneiras, surgisse por entre as montanhas de uma grandiosa serra do Brasil um belo castelo, onde haveria de habitar o principal monarca da história.Castelo de Guimaraes 05

O rei seria um varão firme, bondoso e com a vista repleta de horizontes grandiosos. Pai de muitos filhos, cujos quais trataria com extremoso zelo. Também comandaria um poderoso exército em ordem de batalha com o qual, ao lado de seus bravos cavaleiros, conquistaria grande parte do mundo.

No centro do castelo haveria uma belíssima catedral em honra a Maria Santíssima onde se encerraria o grande segredo de todas as suas conquistas. Dentro desta catedral, seria concedido ao Rei um encontro diário com o próprio criador do Céu e da Terra, Nosso Senhor Jesus Cristo! E neste momento o Rei haveria de tomar conselhos e recobrar suas forças para as batalhas.

Este convívio com Nosso Senhor seria concedido ao Rei todas as vezes que ele entrasse nesta catedral e cumprisse algumas exigências. Estas exigências seriam escritas em um manual a fim de que o Rei pudesse cumpri-las de forma exímia com o objetivo de jamais perder este convívio com aquele que é o criador de todo o universo! “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada” (Jo 14:23-24)

9788572062145Ora, este valioso manual, detentor do ensinamento de como conviver com Nosso Senhor Jesus Cristo idealizado na história do monarca brasileiro, existe em nossos dias atuais e está ao alcance de todos nós. Trata-se do livro “A Alma de Todo Apostolado” escrito em 1907 pelo reverendíssimo Dom Jean-Baptiste Chautard, monge trapista da ordem de São Bernardo, que visitou nosso país em 1903 com a finalidade de instalar o primeiro mosteiro trapista em terras brasileiras. Homem detentor de uma possante personalidade, com a majestade de um espírito robusto, profundo e inteiramente penetrado das coisas de Deus, conforme comentado pelo Professor Plínio Corrêa de Oliveira¹. Conta-se que em uma de suas viagens ao Oriente, Dom Chautard encontrou um Leão enjaulado, fitou-o atentamente, e hipnotizou a fera.

Jean-Baptiste-Chautard

E vós, caro leitor, quereis alcançar grandes vitórias em grandes batalhas e por um grande ideal? Quereis tomar conselhos e recobrar suas forças conversando intimamente com o próprio criador do universo? Eis o caminho para o convívio com Nosso Senhor Jesus Cristo, Nossa Senhora e os Santos Anjos. Eis o manual “A Alma de Todo Apostolado”! E por fim podereis dizer com o Apóstolo “Eu vivo: por melhor dizer não sou eu já o que vivo, mas Cristo é que vive em mim” (Gal. 2,20)

¹Em Catolicismo Nº 52, Abril de 1955: Almas delicadas sem fraqueza, e fortes sem brutalidade.