No hall de um edifício, enquanto esperava um amigo buscar algo que esquecera em seu apartamento, meu olhar caiu sobre uma câmera de segurança. Logo ao lado, outra. E mais outra. Olhei ao redor e havia nada menos que dez câmeras de vigilância.
Comentei isso com o amigo quando voltou. Ele acrescentou:
— Você precisava ver o estacionamento, o playgrond, o salão festas, os elevadores, o hall de cada andar, nas escadas… E apesar disso, nesta semana aconteceu o oitavo assalto aos apartamentos em pleno dia, só neste mês.
No curto trajeto de carro a seguir, sem procurar com muito cuidado, percebi que várias câmeras vigiavam esquinas, semáforos, estacionamentos, estabelecimentos comerciais, etc. Até um vendedor de “hot-dog”, em sua velha kombi tinha a sua câmera.
Nunca tive propensão para ser ator de cinema, mas creio que minha imagem e a do carro ficaram registradas em algumas dezenas de vídeos. É de causar inveja aos atores de Hollywood…
Já em casa, pus-me a pensar sobre o assunto.
Lembrei-me do que lera a poucos dias, na vida de São João Bosco, em trecho escrito por ele mesmo: Sua venerável mãe — mamma Margherita — ao ausentar-se da casa disse-lhe algo que o grande Santo guardou para a vida toda:
— Joãozinho, vou sair, mas lembre-se, você não está só, #Deus lhe vê todo o tempo. Cuide de fazer as coisas lembrando disso: Deus está me vendo!
Veio-me também à mente o que um senhor da geração de meus pais contava. Na sua juventude, não havia nenhuma “câmera de segurança” e as pessoas comportavam-se melhor — bem melhor! — do que hoje.
A razão? As pessoas tinham presente, de modo talvez subconsciente, que Deus existe, que seus Mandamentos são feitos para nos ajudar, pois decorrem da própria natureza das coisas.
Sim, da natureza das coisas: imagine, caro internauta, que fosse livre roubar, mentir ou matar. Mentir por exemplo: como poderíamos ter certeza de que o que alguém nos diz é verdadeiro? Ou que, de repente, um estranho leva-me o relógio ou o celular com toda naturalidade, porque isso seria permitido. E a vida? Como poderia ter certeza de que não seria alvejado por um grupo de pessoas que está a treinar tiro ao alvo? E que tudo isso fosse normal… A sociedade sobreviveria mais que algumas semanas?
Esses princípios de conduta — os dez Mandamentos — que Deus misericordiosamente nos dá, são como um “manual de instruções”, como esses que acompanham qualquer aparelhinho que se compre: “não ligue em tal voltagem”, “para fazer tal coisa, aperte tais teclas simultaneamente”, “não deixe exposto à luz direta do sol”, etc. E quem melhor para fazer o manual do que o fabricante?
Em nosso caso, seres racionais criados por Deus, quem melhor que Ele para nos dar o “manual” — os dez Mandamentos?
Mais que as misericordiosas “instruções” que Deus nos dá, sabemos que Ele está presente em toda parte e conhece tudo.
Quando se tinha isso presente, as “câmeras de segurança” eram inúteis, pois como dizia Mamma Marguerita: “Deus lhe vê”.
Ilustrações: Arautos do Evangelho, www.donbosco-torino.it, Freepickcom
Salve Maria!
Deus esta em toda parte em todos os cantos ele vê tudo ,mas nós não vemos nada do que acontece ou seja Deus é nossa segurança temos que seguir somente há uma instrução a de Deus os dez mandamentos.
Salve Maria !
ana claudia
Que Deus seja a nossa câmera de nossas vidas.Amém.
Salve Maria! Inteiramente verdade. Deus está em todas as partes. O mundo está caotizado, paganizado porque viraram as costas para Deus e Seus Santos Mandamentos…
O excesso de tecnologia nos dias de hoje tem por ser maléfica, ao invez de aproveitarmos para nos aproxinar de Deus reafirmar nossa FÉ , a maioria das pessoas vão pelos atrativos da soberba e do mundano.
Essa facilidade que tem diminuido a FÉ dessa maioria , que traz essa insegurança e desconfiaça e tambem tem feito muitos partir pra badidagem, para conseguir a facilidade do mundano.
Não sei se consegui me expressar, mas aproveitem da tecnologia porem com foco na FÉ e expalhem o evangelho para podermos concertar nossa sociedade.
SALVE MARIA!
AMÉM!
As pessoas no geral buscam através da tecnologia segurança para suas vidas. Quando na verdade o que elas precisam é acreditar que Deus vê tudo e está presente em todos os lugares, cuidando e nos protegendo de todo mau . Salve Maria