Por que rezar à Mãe de Deus: “Rogai por nós”?
E por que “pecadores”? Quando alguém pratica a virtude, não seria melhor pedir: “Rogai por nós, virtuosos”?
Aqui estão três perguntas oportunas e importantes!
Elas foram feitas por um jovem participante do Apostolado do Oratório a Monsenhor João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho.
Vamos acompanhar as respostas.
Elas certamente nos ajudarão a recorrer a Nossa Senhora com maior ardor e confiança e, assim, a ser atendidos com mais abundância e rapidez.
O poder de súplica de Maria
Nossa Senhora foi coroada pela Santíssima Trindade como Rainha do Céu e da terra. Portanto, Ela é a Soberana dos Anjos e Santos do Céu, e de todos nós que ainda estamos em situação de prova nesta vida terrena.
O que significa ser “Rainha”, “Soberana”, do Céu e da terra?
Existem ainda hoje alguns reis e rainhas; por exemplo, o Rei de Espanha e a Rainha da Inglaterra. Eles desempenham funções altamente honoríficas, recebem homenagens das tropas por ocasião dos desfiles militares, etc., mas não exercem soberania efetiva em seus países.
É assim também com Nossa Senhora? De modo algum!
Ao ser coroada, Ela recebeu o poder efetivo de governo de todo o universo. Ela se tornou “toda-poderosa”, por que o Altíssimo lhe deu o pleno poder de súplica.
Isto quer dizer que aquilo que Deus pode pelo fato de ser Deus, a Virgem Maria pode pela eficácia de suas súplicas, que são sempre atendidas pelo Todo-Poderoso. O que Ela pede para qualquer pessoa – mesmo que seja a mais depravada e criminosa do mundo – Ela obtém. Por assim dizer, Ela argumenta com Deus da seguinte forma:
– Está bem, de fato este pecador não merece ser atendido. Mas, pelo amor que Vós tendes a Mim, e Eu tenho a Vós, Eu Vos peço: atendei!
E é infalível: Deus atende sempre! A tal ponto que Ela é chamada de “onipotência suplicante” pelos Santos e teólogos.
Portanto, se queremos obter qualquer graça, o que devemos fazer é recorrer a Nossa Senhora, dizendo: “Rogai por nós.”
Para pedir a Ela o quê? – Pedir tudo! Desde as coisas mais importantes até as mais miúdas, como, por exemplo, encontrar algum objeto perdido, não perder o ônibus, etc.
.
.
Somos pecadores
“Rogai por nós, pecadores.” Em primeiro lugar, porque somos mesmo pecadores, não somos virtuosos. Com exceção da Santíssima Virgem, toda criatura humana é pecadora, por causa do pecado original. Diz a Escritura: “O justo peca sete vezes ao dia”. Só Maria nunca teve a menor sombra de pecado.
Em segundo lugar, porque é isto que nos ensina Jesus na parábola do Evangelho. Dois homens foram ao Templo rezar. Um deles, fariseu, orava: “Graças te dou, ó Deus, porque não sou como os demais homens:ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.” O publicano, porém, batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tende piedade de mim, que sou um pecador.” E o Divino Mestre adverte: “O publicano voltou para casa justificado, mas o fariseu não. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”
…agora e na hora de nossa morte
“Agora’ é em cada segundo, continuamente, sem interrupção.
Mas sobretudo “na hora de nossa morte”.Porque a hora da morte é o momento decisivo da vida. É quando o demônio faz o esforço supremo para perder a alma, para fazê-la cair no desespero e ser condenada ao inferno. Por este motivo, é a hora em que mais precisamos do socorro de nossa celeste Advogada.
Então, quanto mais rezarmos “rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte”, mais seguros estaremos de morrer em estado de graça e ir para o Céu. Ir para o Céu!… A única coisa que tem realmente importância na vida é isto! Tudo o mais é secundário.
.
.
(Extraído do Boletim-informativo, Maria Rainha dos Corações. N° 5, editado pelo Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho)
É um consolo saber que, em meio a tantas dificuldades e provações nesta vida, temos uma Mãe toda poderosa no céu, sempre pronta a nos ajudar em qualquer situação, por isso devemos rezar com muita confiança e nunca nos desesperar, pois esta Advogada é a Mãe de Deus!
São palavras como estas, cheias de sabedoria, que nos enchem de confiança!!! É importante termos a certeza da mediação eficaz de Nossa Senhora para, na hora da provação, recorremos a Ela!
Maria, Mãe da Confiança rogai por nós.
É por interseção de Nossa Senhora que chegamos a Deus, uma mãe verdadeira não nega nada a seu filho, mesmo que seja o pior dos pecadores. Sejam humildes de coração,
fujam das ciladas do demônio, e quando caírem estendam a mão que Nossa Senhora estará sempre lá para nos levantar. Como diz o Monsenhor João peçam e serão atendidos, salvem suas almas, procurem o caminho até Deus, a única coisa que tem realmente importância na vida é isto! tudo mais é secundário.
Nossa, fenomenal!!! Esclarecimento muito importante para nossa oração cotidiana, que nem sempre prestamos atenção nos pedidos que são feitos em cada uma das palavras. Este final de semana, conversando com um arauto, ele nos disse que cada palavra, cada vírgula da Sagrada Escritura, foi extremamente pensada para esclarecer possíveis dúvidas sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e sobre Nossa Senhora!!!
Que bom, agora vamos ter trechos do Monsenhor no Blog! Deus abençoe o Monsenhor e peço que ele me abençoe e à minha família.Letícia
Muito obrigado aos arautos por porporcionarem textos do próprio Monsenhor João. Jesus diz que pelos frutos se conhece a arvore. Os frutos, os Arautos, eu conheço a anos e fico maravilhado. Imagino o que será se Deus e Maria me deren a graça de conhecer a arvore (o Monsenhor). Espero conhece-lo em breve. Abçs. Leo
Os ensinamentos de Monsenhor João Clá Dias traduzem com perfeição o poder intercessor de Nossa Senhora. Tenho certeza que Maria é a medianeira de todas as graças!
Que texto belíssimo de Monsenhor João! Ao rogarmos a Nossa Senhora pedindo Sua poderosa intercessão estamos demonstrando a confiança que Nela depositamos. Certamente ninguém melhor do que Maria para interceder por nós junto a Jesus.
Reconhecer que precisamos da ajuda de Maria para chegar a Jesus é fundamental. Muito clara a explicação do Monsenhor. Voces não poderiam publicar sempre artigos dele? Parece-me um homem inspirado por Deus. Carl (Carlos)
Que linda explicação! Monsenhor, peço que publiquem sempre matérias do Sr. São sempre muito esclarecedoras. Peço sua bênçao. Leila
Somos pecadores sim. è quando reconhecemos isso que Maria nos ajuda. Gosto muito da (não sei como chama) frase da ladainha: Refugio dos pecadores. Obrigado Monsenhor João Clá pela explicação tão clara. É verdade que queremos ter virtudes, mas acho que o prmeiro passo é pedir para Maria que não foi nunca pecadora e quer que sejamos como ela e Jesus. Obrigado Monsenhor João. Alex
Reli o artigo pois me chamou muita a atenção. Se tivessemos muitos Monsenhor João Cla, que maravilha. spero que os sacerdotes arautos sejam como Monsenhor e espalhem essa linda maneira de procurar a Deus. Letícia. Ps. Até meu menino (14 anos) entendeu o que diz Monsenhor)
Foi muito oportuno esse artigo. Acho que muita gente não reza porque se sente “virtuoso”. É na hora q a gente se sente fraco que recorre a Mãe do Céu. O arautos não gostariam de nos brindar com mais artigos de Monsenhor João? São muito proveitosos. Abçs. José Nunes (Juca)
Meu esposo me falou do Monsenhor mas quando eu li esse artigo fiquei com certeza que o Monsenhor é inspirado. Peço a Maria que abençoe Monsehor João e os arautos (gosto muito deles) Marisa
Parabéns Monsenhor !!! Quero conhecê-lo quando a família for passar uns dias em Sa~paulo. A igreja onde fica Monsenhor João Clá é muito longe de Embú? Luís Carlos
Prezado Luíz Carlos,
Monsenhor João celebra sempre na Basílica Nossa Senhora do Rosário, na estrada Santa Inês, rua Avaí (perto do Parque Suiça e da Associação dos Médicos de SP. No Site dos Arautos do Evangelho você pode ver mais dados (www.arutos.org) Pelo anel rodoviário fica a uns 32 minutos de Embu. Será bem-vindo.
Meu filho me falou do post do Monsenhor João Cla e fiquei curiosa. Depois de ler fiquei muito contente. Mos. João é um homem de Deus, porque para ser tão claro num artigo pequeno só mesmo com as luzes de Maria, minha Mãe do céu. Obgda. Tacinha
Como é bom lembrarmos de que temos uma verdadeira Rainha, e rainha do Céu e da Terra, pronta a nos atender em nossas necessidades!
É interessante a idéia de pedir a esta Rainha tudo, até as coisas mais singelas, como encontrar um objeto, não perder o ônibus, etc, porque isto contraria um hábito equivocado de se pensar que não convém levar a Nossa Senhora pedidos de pouca importância, mas apenas grandes causas, altas intenções etc.
Ela vai nos atender, principalmente se o pedido for humilde, de pobres pecadores …
Salve Maria!
É uma matéria muito esclarecedora. É de muitos monsenhores como mons.João clá dias que precisamos para nos dar uma explicação como esta. Fenomenal!!!!.
Salve Maria!
Impressionante!!!! Nos faz lembrar que Nossa Senhora é a Rainha do Céu e da Terra, e que em todos os momentos de nossas vidas, saibamos que ELA é Medianeira de todas as Graças!
Muito boa a resposto do Monsenhor Clá. Confiar em Maria como Jesus confiou pois escolheu para sua mãe. Christián
Muy hermosa la contestación de Mons. Juan. pido a María q nos haga siempre sus hijos. Javier
Maria pode tudo junto a Jesus. Ele como bom filho sempre sempre atende ela. Gostei muito da explicação do Monsenhor João. sinval
A pergunta é até engraçada mas a resposta é muito boa. Luiz Maria
Muito Bom. Poderiam postar outras paginas de Mons. João Cla. Por exemplo sobre a eucaristia? Luiza
Vou aproveitar na catequese. Muito clara a explicação. Marcello
Que bem espiritual nos faz meditar este texto de Monsenhor João. Ora, uma vez que Deus criou Nossa Senhora, dando-Lhe, por um ato de Sua vontade, determinadas perfeições e atribuições, entre as quais a mediação universal, a devoção a Ela é indispensável. NSJC do alto da cruz nos entregou à Sua Mãe com as palavras que dirigiu ao Apóstolo João: “Filho, eis aí a Tua Mãe”, para que Ela fosse nosso amparo e fortaleza. A história prova que o mal começa a vencer quando consegue diminuir a verdadeira devoção à Mãe de Deus. Isso se deu em todas as épocas da decadência da cristandade. E basta a gente observar um pouco para constatar que onde a verdadeira devoção à Maria Santíssima vai diminuindo, as Igrejas vão se esvaziando de fiéis, o fervor e a piedade decrescendo, o pecado aumentando, o caos se instalando, pois o maligno vai adquirindo forças para agir. A Virgem Maria é a mais terrível inimiga que Deus armou contra o demônio, porque este é orgulhoso, sofre incomparavelmente mais por ser vencido e punido pela pequena e humilde escrava de Deus, cuja humildade o humilha mais que o poder divino. Por meio de Nossa Senhora a vitória de Deus é mais completa. No livro dos Gênesis, Ela já aparece em divina promessa de vitória, onde brilha o seu primeiro privilégio, a Imaculada Conceição: “Porei inimizade entre ti e a mulher…E Ela te esmagará a cabeça”
Realmente uma explicação muito bem feita pelo Mons. João Clá.
Nos ajuda assim a ter uma devoção cada vez maior em Nossa Senhora. Alberto
Como diz no texto do Monsenhor João, a única coisa que tem realmente importância na vida é ir para o Céu. Tudo o mais é secundário. Ora, só entra no Céu quem é santo. Para adquirirmos a perfeição, que só se consegue pela união total com NSJC, é preciso conscientizarmos de nossa nulidade, de nossa total dependência de Deus, esvaziar-nos do espírito do mundo, despojar-nos do mal que existe dentro de nós, carregarmos nossas cruzes, e seguir fielmente a Jesus, amando-o e fazendo a Sua vontade. Precisamos de uma graça extraordinária. Como Nossa Senhora é a medianeira de todas as graças, sem a sua ajuda não conseguiremos esta graça. Nossa Senhora é, portanto, por vontade de Deus, indispensável para nossa salvação e santificação. O maior ou menor grau de devoção a Nossa Senhora é um verdadeiro termômetro para medirmos o nível de santificação e de união com Deus em que estamos, tal é a estreita relação existente entre a devoção a Nossa Senhora, a santificação e a salvação de uma alma.
Brilhante comentário do Monsenhor João.
Como abriu um clarão em minha alma ao ler a exposição feita por ele!
o desejo que me veio é de rezar cada vez mais.
Muito interessante, vale a pena pedir tudo a Ela !
Lindíssimo ver como Nossa Senhora ao mesmo tempo é humilde e Rainha do Universo. Muito bom o artigo.
É importante termos em mente, que Nossa Senhora, além de Rainha do Céu e da Terra, Rainha dos Corações, Advogada nossa, etc., é Ela a nossa intercessora e medianeira de todas as graças, abundantemente distribuídos por Deus, a nós “pecadores”.
Belíssimo comentário do Monsenhor João Clá.
Pedindo com muita fé e devoção, Ela sempre estará pronta a atender as nossas súplicas. Fenomenal o artigo!
Devemos ter confiança em Nossa Senhora!
maravilhoso
Achei muito esclarecedor o artigo do Monsenhor João, fundador dos Arautos do Evangelho, sobre o poder de súplica de Nossa Senhora. Realmente, Maria Santíssima é advogada tão caridosa quanto clemente e poderosa. Foi destinada por Deus para ser a Rainha e Mãe de Misericórdia, e como tal incumbe-lhe velar pelos necessitados. especialmente na hora da morte, quando o mal lança todo o seu poder para perder aquela alma para sempre, já que logo após a morte se seguirá imediatamente o Juízo Particular, com o qual se determina de maneira irrevogável nossa sorte por toda a eternidade: céu, inferno ou purgatório (estado transitório). Triste é ver pessoas, normalmente de má fé e desintonizadas com Deus, dizerem que a devoção a Nossa Senhora acaba desviando o culto a Deus, que devemos nos dirigir diretamente a Deus, sem a necessidade da mediação d´Ela e dos santos, o que é uma grande inverdade, pois esta não é a vontade de Deus. Indizível loucura é a daquele que se opõe à vontade de Deus. O que Deus quer não pode deixar de acontecer. “ Quem pode resistir à sua vontade” (Rom 9,19).
Salve Maria!
Fiz um cometário nesta material,mas parece que ela não passou na aprovação de alguém!só queria saber se digitei algo que é contra a Doutrina da Igreja ou por falta de conhecimento disse inverdades!
Prezado Sr. Fernando Antônio,
Salve Maria!
Não consta nas entradas de comentários nenhum outro do senhor sobre essa matéria. É possível que tenha havido algum erro do gerenciador de nosso Blog (WordPress), e não seria a primeira vez que isso acontece.
Pedimos que volte a fazer o comentário e o publicaremos com muito prazer. Não costumamos omitir nenhum comentário, exceto os que sejam ofensivos a Deus, à Igreja ou a alguém. Não nos parece que tenha sido o caso do senhor. Como dissemos, apenas o comentário não nos chegou.
Em Jesus e Maria,
Alberto Dias
Li e reli o artigo do mons. João. Só Deus sabe como me fortaleceu na Fé, na esperança e na intercessão de Maria. Agradeço ao Monsenhor. Que ele reze por mim e minha familia. Christian
Muito lindo essas palavras do mons. Clá. Faz a gente ter esperança no meio de tanta coisa errada. Samira