— Mãe, por que dizem que maio é o mês das flores? Aqui no livro da escola diz que é outono, porque depois vem o inverno. Será que erraram no livro?
A mãe enxugou as mãos no avental, sentou-se junto ao menino e tentou explicar- lhe que de fato é outono, mas havia muitas razões para chama-lo de mês das flores.
— Já sei, é por causa do dia das mães… A professora disse pra gente… Chii, eu ia acabando com a surpresa que preparamos para a senhora, mãe.
— Não, filhinho. Não é por causa do dia das mães…
— Por que é então?
— Pense um pouco…
* * *
De fato maio é o mês das flores. Mais precisamente, de uma flor. Uma flor que encanta a todos e encantou até a Deus. Essa “flor” tem um nome, ela se chama Maria, a obra prima de Deus.
Como bem diz São Luiz Grignion de Montfort, “Deus reuniu todas as águas e chamou-as mar; reuniu todas as graças e chamou-as Maria”.
Numa recente homilia de nosso Fundador, Mons João Clá, ele afirmava – baseado nos melhores teólogos: Deus fez três coisas que não poderia fazer melhor:
.
.
• a natureza humana de Jesus,
• Maria, a quem escolheu por Mãe,
• a visão dele face a face, a visão beatífica.
É, pois, Maria a “flor” da Criação, na qual Deus se comprouve a tal ponto que a fez Mãe de seu Filho, nosso Redentor e Co-redentora Ela mesma do gênero humano.
E, durante este mês de maio, a Igreja se compraz em venerar Nossa Senhora de todos os modos possíveis, culminando no dia 31 com a sua coroação. É Ela a Rainha do Céu e da Terra. De tal modo que São Luís de Montfort diz em sua obra magna, o “Tratado da verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”: “Quem não tem Maria por Mãe, não tem a Deus por Pai”.
E argumenta muito acertadamente: assim como na geração natural temos um pai e uma mãe, na geração espiritual temos um Pai –Deus – e uma Mãe – Maria.
Completa ainda, para não restar dúvida: Maria é a Mãe da cabeça do Corpo Místico, Jesus. Seria uma monstruosidade se não fosse também mãe do corpo, constituído por todos os fiéis.
.
E conclui com uma frase evidente e irrefutável: “os que tem desprezo ou indiferença para com Maria, não têm a Deus por Pai, ainda que disto se gloriem”.
Com São Luís de Montfort, pensa a imensa maioria dos Santos, Doutores e Papas. Para não ir mais longe, o Beato Papa João Paulo II tinha por Nossa Senhora a devoção ensinada por São Luís de Montfort. Seu lema – “Totus tuus”, (Sou todo vosso) é o resumo da devoção de escravidão a Maria; em seu brasão como Papa há apenas, além da Cruz, a letra “M” de Maria. O atual Papa, Francisco, tem a estrela em seu brasão, que também simboliza Nossa Senhora.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Comecemos bem este mês a Ela dedicado. E estejamos certos que Ela nos abençoará, protegerá e guiará, mesmo em situações difíceis.
Sao verdades assim que auxiliam o maravilhoso que há dentro de cada pessoa ,a nos relembrar como é bom viver sempre junto a Mãe de todoas as mães, se sentir amados por quem Deus quiz ter como Mãe.Feliz mês de Maria Santíssima.
Pena que muita gente se lembra de tanta coisa mas esquece da Mãe de Jesus. Que ela tha pena do brasil. Lucio
Que mês maravilho. Viva nossa mãe Maria Santíssima.
Um modo de ensinar muito interessante para as crianças sobre o mês de maio.
Nossa, que artigo lindo a respeito de Nossa Senhora. Realmente nos incita cada vez mais a aumentar esta devoção!!
EXTRAORDINÁRIO,ESTA MATÉRIA NOS ENSINA MUITO FENOMENALLLLLLLL!
VIVA NOSSA SENHORA!!!!! VIVA A MÃE DE DEUS!
DAI-NOS OH! VIRGEM PURA FÉ PUREZA E BRAVURA
TU ÉS OH! RAINHA DE GLORIA A CERTEZA DA VITÓRIA
VIVA CRISTO REI E SUA MÃE SANTISSIMA RAINHA
VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAA!