Papa Bento XVI recebe as cinzas.

Eis o tempo da Quaresma, mas o que isso significa?

A Quaresma é um tempo litúrgico que precede à celebração do tempo Pascal. Sua origem se dá no século III, iniciando-se na Quarta-feira de Cinzas e estende-se até a Quarta-feira da Semana Santa. A Liturgia Quaresmal tem um caráter de solene recolhimento, os paramentos manifestam-se na cor roxa e há omissão do Glória e do Aleluia, intensificando mais o caráter penitencial nos últimos dias cobrindo as imagens e as cruzes.

Seu objetivo é proporcionar aos católicos meios de praticar a virtude da penitência, com o jejum, de forma a imitar Nosso Senhor Jesus Cristo no deserto, com a oração e a esmola. A Quarta-feira de Cinzas não deve ser vista como um gesto exterior ou como um símbolo, mas um sinal de atitude do coração penitente, assumido por nós durante os quarenta dias que se seguem. Esse cerimonial lembra-nos a morte e dá-nos um aviso “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar” (Gen 3,19)

No Evangelho de Marcos, vemos a sublime preparação para o aparecimento do Salvador no cenário da vida pública de Israel “Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”( Mc 1, 14) Com esta passagem, Mons. João S. Clá Dias comenta que a Igreja nos transmite uma mensagem para a Quaresma: “Deus nos ama e deseja nos perdoar. Ele está disposto a reconciliar-Se conosco, a fazer conosco uma aliança inquebrantável. Mas é preciso reavivar a Fé e mudar de vida”.

Portanto, podemos compreender que durante os quarenta dias de preparação para a Páscoa, e como bem elucida Bento XVI, “é tempo favorável e de graça pelo apelo que o austero rito da imposição das cinzas nos dirige […] Converter-se significa mudar de direção no caminho da vida; não com um pequeno ajustamento, mas com uma verdadeira inversão de marcha. Com a conversão, tem-se o objetivo a medida alta da vida cristã, confiamo-nos ao Evangelho Vivo e Pessoal que é Cristo Jesus.” É precisamente o que o Evangelista Marcos nos mostra, “completou-se o tempo e o reino de Deus está perto: arrependei-vos e acreditai na Boa Nova.”

Monique Campos