Cidade de GenazzanoEm meio as montanhas, uma autêntica cidade medieval fortificada guarda uma riqueza inigualável. De vielas estreitas e casas simples, há um bem estar digno sob a influência da religião e da civilização cristã. Trata-se de Genazzano, uma comuna italiana da região do Lácio, que além de expressar a graciosidade de suas fortalezas e a bem querença daqueles que ali habitam, é também um tesouro daquele país. Genazzano - Lazio,  Italy

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho guarda na nave esquerda um pequeno afresco de fino reboco com mais de VII séculos de existência. Não há informações do artista de tão belo prodígio, parecendo ter sido esboçada pelos próprios anjos. Conta a história que o afresco foi trasladado por anjos, entre nuvens luminosas, da cidade albanesa de Scútari até Genazzano, onde dois soldados a seguiram por quase 300 quilômetros. Está há mais de 500 anos suspensa no ar, comprovado pela Igreja como um insigne miraculoso.

Quem contempla tão bela imagem se envolve em um semblante sobrenatural da santa Mãe de Deus entre os finos traços de seu rosto delicado. A impressão é ter ela, descido do paraíso! Nossa Senhora segura o Menino Jesus com afeto e solicitude transparecendo um leve sorriso ao divino infante. Esse, segura confiante e amavelmente no pescoço de sua doce mãe.

Bom ConselhoDa pequena cidadela, relatos de incontáveis milagres e graças que não se refrearam entre as paredes envelhecidas, mas se estenderam pelo mundo onde a Mãe do Bom Conselho reina nos corações de seus fiéis filhos.

E aqui deixo um convite, ou se quiserem um  “bom conselho”: parem um pouco e contemplem esse convívio divinal; contemplem essa serena e amorosa troca de olhares; lembrem que algo desse amor mútuo entre Mãe e Filho sempre recai sobre nós. Lembrem que Eles estão sempre dispostos a nos protegerem e aconselharem no caminho certo.

Para os leitores compreenderem o caráter especial  que se encerra nessa invocação mariana, basta nos voltarmos para um dos admiráveis efeitos do dom de conselho. É o encontro de Deus, que habita em mim e fez-me escrever essas singelas linhas em honra a Santíssima Virgem, com Deus, que habita em ti que agora lê essa mensagem e lembra possuir essa celeste protetora.