Foi curioso observar as fisionomias dos alunos no encerramento do ano letivo no Colégio Arautos do Evangelho em Juiz de Fora. Era a alegria de uma meta alcançada e ao mesmo tempo a expectativa de começar uma nova etapa. Um desafio estava vencido, agora apresentava-se outro.

Em consonância com o Mons. João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho, era gratificante ver como os alunos encaravam cada novo desafio, não como um obstáculo, mas como um degrau a subir.

A cerimônia de encerramento do ano letivo, presidida pelo Provincial do Brasil Sudeste dos Arautos do Evangelho, Pe. Jorge Antonini, EP, teve vários momentos ápices: a Celebração Eucarística, a entrega dos diplomas e medalhas, a confraternização com os pais e professores, etc.

Para a consecução da meta alcançada houve a imprescindível participação dos professores e das famílias. No abraço a seus pais, bem como aos professores, percebia-se a gratidão de cada aluno por tudo que deles receberam. Na colocação das medalhas aos que se sobressaíram, era notório que os jovens, ao receberem, atribuíam grande parte do mérito a seus mestres e a seus pais.

Esse ambiente de alegria pelo dever cumprido — tanto dos alunos como dos professores — foi bem externado na confraternização com a qual encerrou-se o ato.

Tivemos assim, a alegria de ver cumprido os votos do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Moreira, quando do início do ano letivo: o Colégio Arautos do Evangelho constituía uma esperança a mais, a somar-se aos colégios católicos de Juiz de Fora.

ONDE ESTÁ O SUCESSO DA EDUCAÇÃO?

Desde os primórdios do Cristianismo, a Igreja vem cumprindo de modo exímio a missão — recebida de seu Divino Fundador — de conduzir a humanidade à plenitude da perfeição no plano sobrenatural como no natural. Além de ser a dispensadora das graças necessárias para o cumprimento dos Mandamentos, a Igreja tem estreita relação com os assuntos educacionais. É um corolário de sua missão de guiar os homens à salvação e ao conhecimento da verdade.

Mãe coloca medalha

Por isso, a finalidade das instituições de ensino católico é a de contribuir para a realização do mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo: “ide e ensinai a todos os povos” (Mt 28, 19). Ensino esse feito através de um plano pedagógico que une harmoniosamente a Fé à cultura. Dessa maneira forma pessoas dotadas de clareza de raciocínio, retidão e firmeza de vontade, capazes de nobres sentimentos de solidariedade.

Além de proporcionar aos educandos a aquisição e ampliação do saber, por meio das diversas disciplinas, e de incentivar cada um a desenvolver suas potencialidades individuais, o Colégio Arautos do Evangelho — como deve ser todo colégio católico — tem como pressuposto despertar nos alunos o interesse por realidades mais altas, levando-os a considerar todas as coisas sob o prisma da verdade, do bem e do belo.

Abraço materno

Tal método de ensino — diametralmente oposto tanto às áridas abstrações racionalistas quanto à mentalidade materialista e egoísta do mundo hodierno — permite ao estudante abeberar-se nas palavras de vida eterna, procuradas com avidez pelo coração humano.

Graças a essa visão pedagógica, que abarca de modo harmônico e coerente a Fé e os vários ramos do conhecimento, formando um verdadeiro unum, o Colégio Arautos do Evangelho obtém sucesso na educação da juventude.

O jovem terá, dessa forma, condições de ser um elemento ativo para a mudança da sociedade, ao longo de toda sua vida. Planta-se uma semente nos corações deles, que irá desabrochar quando forem adultos.

* * *

Veja as atividades e encerramento do ano letivo em algumas unidades do Colégio Arautos do Evangelho: (clique sobre a cidade)

JOINVILLE

SÃO PAULO

NOVA FRIBURGO

CURITIBA

___________________________________________________________________________________________________