Giuseppe-Caspar-MezzofantiA personalidade eclesiástica que mais línguas falou em toda História, foi o Cardeal Giuseppe Caspar Mezzofanti. Nascido e criado em Bolonha o filólogo italiano integra a lista dos hiperpoliglotas.

O Cardeal Mezzofanti, falava em torno de sessenta línguas, mais de trinta dialetos, e ainda possuía conhecimentos para traduzir mais algumas tantas, computando mais de 110 línguas. O chinês foi o idioma que mais demorou em aprender, custou-lhe seis meses…

Conta-se um caso ocorrido na véspera de uma batalha, onde um soldado alemão procurou-o com o intuito de se confessar, mas o cardeal, que naquele tempo era simples padre, não conhecia ainda o idioma desse estrangeiro. Porém, pelo desejo de ministrar o Sacramento, aprendeu o básico da  língua alemã em uma noite!

Em 1849 Dom Giuseppe expirou, recitando suas últimas preces em oito línguas…

CarlosDa sociedade civil o destaque vai para o brasileiro Carlos Amaral Freire. Professor aposentado, nascido em Don Pedrito, RS, ele possui a capacidade de traduzir 115 línguas.

O professor gaúcho também surpreendia as pessoas com sua capacidade linguística. Por exemplo quando recebeu um jornalista macedônio na década de 90 e conversou em macedônio naturalmente com o repórter, pois já tinha 1 mês de estudo da língua…

Carlos foi reconhecido pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, que lhe conferiu o certificado notificando-lhe integrar a lista dos homens mais surpreendentes do século XX.

file_74904_pentecostes-TopMas o destaque maior de todos os tempos vai para os Santos Apóstolos, pois, na pregação após Pentecostes, com o auxílio do Divino Paráclito, eles falavam em língua vernáculo, e os ouvintes provenientes de várias partes da Ásia escutavam nas suas próprias línguas; ainda hoje suas palavras continuam a ressoar nos corações dos fieis de um número incontável de nações e línguas; e seus discursos foram a tradução e adaptação da língua mais bela, perfeita e  rica em matizes, a linguagem pacificadora e celeste do Verbo Divino, proferida para a salvação da humanidade; e, finalmente, eles não precisaram rememorar essa “língua” pois nunca a esqueceram.

Aí está a mensagem de hoje. É importante se esforçar para fazer coisas excepcionais, como nos casos acima descritos, mas muito mais valoroso é deixar a graça divina atuar e fazer obras extraordinárias e duradouras, como o ocorrido com os Santos Apóstolos. Melhor ainda se juntarmos as duas coisas. Mas destaco que Deus sempre tem mais possibilidades de nos fazer sobressair do que somente nós sozinhos, simples pobres mortais. Pense nisso hoje.