São BoaventuraAtravés de uma arquitetonia  celeste ficou manifesto que nasceria um Deus em nosso meio. Não foi somente por profecia, mas também com sinais inauditos, para consignar esse acontecimento singular da História do Universo. O que veremos nesses próximos dias foi extraído de São Boaventura, Obras Completas, In Nativitate Domini.

Deus manifestou sua majestade ao povo pecador, não só fazendo nascer o Filho, mas também decorando e adornando com seus milagres o dia, a hora e o tempo da natividade. Estes são, segundo diversas descrições, os milagres manifestados ao povo pecador no dia da natividade de Cristo:

Primeiro

Uma estrela brilhantíssima apareceu no céu, do lado do Oriente, na qual se via a figura de um belíssimo menino, em cuja cabeça refulgia uma cruz, para manifestar que nascia Aquele que vinha iluminar o mundo com Sua doutrina, Sua vida e Sua morte.

Segundo

Em Roma, ao meio-dia, apareceu sobre o Capitólio, junto ao sol, um círculo dourado — visto pelo Imperador e pela Sibila –, tendo ao centro uma Virgem belíssima, portando um Menino, a fim de manifestar que Aquele que nascia era o Rei do mundo, que se dava a conhecer como o esplendor da glória do Pai e exteriorização de Sua própria substância. Vendo este sinal, o prudente imperador ofereceu incenso ao Menino e recusou desde então a ser chamado deus.

Terceiro

Em Roma, desmoronou o templo da paz, a respeito do qual, ao ser construído, os demônios se perguntavam quanto tempo duraria; tendo-lhes sido respondido: até o momento em que uma Virgem dê à luz, como sinal de que nascia Aquele que haveria de destruir os edifícios e as obras da vaidade.

Continua nos próximos posts….