Banner purgatórioQue bela festa! É como se Todos os Santos e Finados fosse uma só festa. Dum lado, a Igreja militante, sobre a terra, roga à Igreja triunfante do céu, e doutro lado, roga pela Igreja sofredora e paciente do purgatório. E as três Igrejas  são uma única Igreja.

A caridade, mais forte do que a morte, uniu-as do céu à terra, e da terra ao purgatório, e é pelo mesmo sacrifício que nós agradecemos a Deus, a glória com a qual cumula os santos do céu, e imploramos a misericórdia para os santos do purgatório, santos ainda não perfeitos.

PurgatórioA Igreja triunfante do céu, a Igreja militante da terra e a Igreja sofredora do purgatório, paciente, nada mais são que uma só e mesma Igreja; que a caridade, mais forte que a morte as uniu do céu à terra, e da terra ao purgatório. São como três partes duma só e mesma procissão de santos, procissão que avança da terra ao céu.

Porém, hoje a Santa Igreja promove a Comemoração dos Fieis Defuntos, e, portanto salienta a Igreja padecente. Ela pode de alguma forma se comunicar conosco, especialmente nessa data. Como isso se dá e o que é o Purgatório esse local de expiação e penitência? Vejamos no vídeo a seguir:

Introduzidos nesse clima de piedade e condolência com nossos irmãos e irmãs do Purgatório, façamos um singelo ato de piedade para eles: clique na foto abaixo, insira os nomes dos familiares falecidos e acenda uma vela virtual por eles. Logo após reze uma Ave Maria, pois Nossa Senhora saberá consolá-los de uma maneira inefável. E podem ter certeza, esses bem-aventurados ficarão eternamente gratos a ti.

Purgatório