Sábado, o dia da semana dedicado a Nossa Senhora“O Sábado Santo é o dia em que a Igreja contempla o “repouso” de Cristo no túmulo depois do combate da cruz. Neste dia, a Igreja, mais uma vez, se identifica com Maria. Na escuridão que envolve a criação, Ela permanece só a manter a chama da fé acesa, esperando contra toda a esperança na Ressurreição de Cristo.” (Papa Francisco, 01 de abril de 2015)

Sabemos que de acordo com a tradição da piedade católica a sexta feira é consagrada a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, o motivo é muito claro, pois ele morreu em uma sexta feira.

O domingo foi consagrado a ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo pelo fato que dispensa explicações. Pois bem, entre o Domingo e a sexta feira ficou um dia vago, e esse dia traz uma conotação de ser mais triste do que alegre. Na Antiga Lei o sábado era consagrado ao Senhor era o dia de Deus, pois foi o último dia da criação, só que o sábado deixou de ser santo depois da ressurreição de Nosso Senhor.

Então surgiu o problema, como preencher o sábado entre dois dias tão especiais? Com fatos tão altos?

Nossa Senhora 1Bem todos nós sabemos que o sábado é um dia consagrado a Nossa Senhora. Mas porquê?

Porque razão, por exemplo, devemos fazer as comunhões reparadoras do primeiro sábado?

Bem , existem várias explicações sobre este tema, mas o mais difundido e o mais aceito na cristandade, é algo que remonta ainda a Idade Média, um ponto a eles marcante que é a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Baseando-nos nos evangelhos, os apóstolos, os discípulos não acreditavam na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo o próprio Nosso Senhor ter anunciado a ressurreição várias vezes. Assim desde o momento de sua morte na sexta-feira santa até o Domingo da Ressurreição, só Nossa Senhora acreditava na divindade de Nosso Senhor, e por tanto só ela tinha a fé perfeita, como diz São Paulo: sem a ressurreição nossa fé seria vã. (1 Coríntios 15: 12- 17). No sábado por tanto, só Nossa Senhora teve fé, só Nossa Senhora manteve a chama da fé acesa na Terra, logo Ela como que personificou a Igreja Católica, então os católicas desde longa data a louvam no sábado.

A explicação não poderia ser mais bonita e cheia de encantos, comecemos por dizer o seguinte, não que o Apóstolo São João e as santas mulheres tivessem perdido a fé, não é isso, mas eles não acreditavam na Ressurreição, mesmo o próprio Nosso Senhor ter explicado e dito durante sua vida, mas era algo tão inusitado que eles até o momento não tinham atinado para o fato. Mesmo eles sabendo que Ele tinha ressuscitado Lázaro, não só sabendo mas tendo visto, não se deram conta que Aquele que ressuscitou Lázaro pode ressuscitar a si próprio. E ainda, os blasfemadores gritavam aos pés da cruz, “se és o filho de Deus salva-te a si próprio”, mas Ele fez algo muito mais surpreendente do que descer da cruz, Ele deixou-se morrer e depois ressuscitou a si próprio, ou seja foi mais extraordinário do que descer da cruz ainda vivo e é muito mais extraordinário do que Ressuscitar Lázaro, pois que um vivo ressuscite um morto já havia nas sagradas escritura, por exemplo com o Profeta Elias, mas um morto que por sua própria força ressuscite a si próprio é muito mais fabuloso, isso sim é vitória.

foto-arautos-do-evangelho-imagem-de-nossa-senhora-da-sabedoria-2013-12-02_16h-22m_5dls0873Bem, então nesse período Nossa Senhor era a única criatura na face da terra que tinha a fé e a convicção da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo dos mortos, então como foi ela só que creu na ressureição de Nosso Senhor o mundo ainda hoje existe, porque o mundo não pode existir sem fé, só Nossa Senhora acreditou nas promessas do Evangelho, só Nossa Senhora sustentou o mundo com sua fé. Agente poderia se perguntar até em qual dos dois períodos da vida de Nossa Senhora foi mais salutar, mais sublime, se foi o período da gestação de Nosso Senhor ou esse período onde só ela creu na ressurreição.

Agora podemos dizer com que tato e certeza a Igreja escolheu para festejar Nossa Senhora, é o dia que lembra justamente a hora trágica da dúvida e do abandono de todos, sexta-feira Ele morreu, sábado Ele estava na sepultura, estava tudo acabado exceto na alma de Nossa Senhora, onde uma incêndio de fé e de convicção ardia.

Então não fica claro que é muito justo que o sábado seja consagrado a Nossa Senhora. Fica aí também um ponto importante, nós não devemos louvar a Nossa Senhora no sábado apenas como uma rotina, mas venerando a razão sublime e excelsa da origem deste hábito, e voltando-se a Nossa Senhora que tenha pena de nós e nos auxilie neste dia.

Finalizo com uma oração composta pelo Prof. Dr. Plínio Corrêa de Oliveira:

“Ó Coração Imaculado e sapiencial de Maria, fazei meu coração semelhante a Vós, dai-me a graça de ser imaculado especialmente na pureza, dai-me a graça de ser integro e por causa disso de uma fidelidade a prova de todas as coisas em sentido contrário, de maneira que se o mundo desfizesse e as estrelas parecessem cair do céu e as colunas da terra se rechacem, ainda nós diríamos com calma e com paciência, com dinamismo, com atividade apostólica e com coragem o seu Imaculado Coração Triunfará!”