medalhas-ae

Os alunos do Colégio Arautos do Evangelho em Juiz de Fora juntamente com seus pais e professores viveram um dia do qual se lembrarão por muito tempo: a formatura da turma de 2015.

Conforme orientação do Fundador dos Arautos do Evangelho, Mons. João Clá Dias, EP, as várias unidades do Colégio Arautos do Evangelho têm por diferencial a fidelidade ao carisma que lhes é próprio: a busca da beleza.

Alguém poderá se perguntar: “como pode um colégio ter como diferencial a busca da beleza?”Claro. Em matéria de educação, a beleza é também a busca da perfeição. Perfeição para o corpo docente em esmerar-se por ensinar de modo objetivo, claro, ao alcance das jovens mentes. Por parte dos alunos é o empenho em assimilar o que lhe é ensinado com esmero.

Há, portanto, uma interação professor-aluno: ao ensinar o mestre deve esmerar-se em se fazer compreender. Esse esforço é notado claramente pelo aluno que , então, corresponde ao esforço do docente, procurando assimilar o que lhe é transmitido. Esse empenho do aluno — que muitas vezes transparece nas perguntas feitas na aula ou mesmo nos intervalos — motiva o professor a empenhar-se mais ainda. Forma-se assim o que nos ambientes dos Arautos do Evangelho costuma-se chamar de “ciclo virtuoso” (por oposição ao “ciclo vicioso”): coisas boas que motivam outras ainda melhores.

entrega-ae

Esse mútuo procurar elevar-se é uma forma bela de buscar a verdade, os conhecimentos úteis para toda a vida com a vantagem de não só adquirir conhecimentos, mas acostumar-se a um esforço gratificante.

FORMATURA

Essa postura, colocada em prática no Colégio Arautos do Evangelho, ficou evidenciada da recente formatura da turma de 2015, á qual esteve presente a Professora Vera Neves Tallmann – Inspetora da Superintendência de Ensino de Juiz de Fora.

Fez parte da formatura, a Missa celebrada pelo Pe. Jorge Antonini, EP, Provincial dos Arautos do Evangelho para o Brasil Sudeste. Em sua homilia o sacerdote enfatizou como esse modo de proceder dá aos alunos algo que vai além dos simples conhecimentos: dá-lhe senso de honra.

Ressaltou a alegria tanto dos alunos como dos professores por encontrarem um ambiente de benção, próprio a quem busca efetivamente sair da rota batida do “não esforço” e da mediocridade. Isso, ressaltou o Pe. Antonini, atrai graças de Deus, especialmente quando se as pede por meio de Maria Santíssima.

Por esta razão, recomendava o sacerdote, deve-se ter uma devoção entranhada a Nossa Senhora uma vez que Deus A estabeleceu medianeira entre Ele e nós homens. “Se me pedirem três conselhos, recomendaria:

Primeiro: tenham devoção a Nossa Senhora.

Segundo: tenham devoção a Nossa Senhora.

Terceiro: tenham devoção a Nossa Senhora!”

PRÊMIOS

No proceder próprio a quem quer o progresso do bem, o Colégio outorgou prêmios aos três melhores alunos. A medalha de honra era colocada pelos próprios pais no peito do aluno. Os não premiados são assim estimulados a darem mais de si no ano entrante.

colocacao-ae

Foi também um estímulo para os alunos que devem ingressar no colégio neste ano de 2016, presentes à cerimônia. São eles provenientes não só de Juiz de Fora, mas também de cidades próximas. Uma alegria a mais para eles: vieram com seus pais. No ambiente da formatura, nas palavras do sacerdote e oradores puderam ver o roteiro a seguir no ano letivo a iniciar-se.

CANTATA E CONVÍVIO NO JANTAR

Deu um tônus especial à formatura, a Cantata Natalina executada pelo Coral e Orquestra dos Arautos do Evangelho… da qual vários alunos já fazem parte.

Seguiu-se o jantar de confraternização do Corpo docente com os atuais alunos, os “calouros” e suas famílias.

PRÊMIO NÃO SÓ AOS ALUNOS

Foi difícil escolher, mas afinal alunos e direção do Colégio outorgaram à Professora Josiane de Miranda o prêmio de “Professor do Ano”. Foi também ela a Paraninfa dos formandos de 2015.