Antes de cada voo em conjunto, os pilotos reúnem-se para estabelecer as normas da missão: objetivos, rota, velocidade, etc. A essa reunião, cujo objetivo é o êxito na tarefa, os pilotos chamam de “Briefing”.

Foi um autêntico “Briefing” que os professores do Colégio dos Arautos do Evangelho em Juiz de Fora realizaram com a presença do Prof. Roberto Kasuo, da equipe de coordenação dos colégios dos Arautos no Brasil.

Poucos dias antes do início do ano letivo tivemos a alegria da presença do Prof. Kasuo entre nós, a fim de, em dois dias sucessivos, expor a visualização doutrinária e pedagógica própria ao carisma dos Arautos do Evangelho. Esse promissor encontro descortinou horizontes vastíssimos no âmbito pedagógico, religioso e disciplinar para os nossos docentes.

Do encontro participou o corpo docente do colégio em Juiz de Fora , incluindo a Profª Alessandra Helena da Silva, coordenadora pedagógica. Esteve também presente uma estimada visitante, a Profª Maxilene Crespo Cordeiro, Diretora do Colégio dos Arautos do Evangelho em Campos dos Goytacazes, RJ.

Houve ainda uma visita inesperada. E aérea ou alada, desta vez. Não foi nenhum piloto a que aludimos no início dessas linhas, mas, um par de lindos tucanos multicolores. Pareciam ‘interessados”, se não nas palestras, pelo menos nos lanches posteriores…

A META E O MÉTODO

Uma pequena digressão nos fará compreender o que se propõem os vários Colégios dos Arautos, espalhados pelo Brasil.

* * *

Quem já teve oportunidade de observar as reações de uma criança de tenra idade, certamente pôde comprovar quão vivo é o seu senso do maravilhoso. Quando, por exemplo, lhe apresentamos algumas bolas de diferentes cores, o normal é que sua preferência recaia sobre a cor mais atraente, como a vermelha ou a dourada, pouco se interessando por aquelas de tons diluídos.

No caso de uma criança um pouco mais crescida, na qual já despontou a luz da razão, isto se verifica no encanto com que ela contempla os seres, mesmo os mais singelos: uma conchinha encontrada na praia, a flor que desabrochou no jardim, a laboriosa formiga transportando alimento para o formigueiro…

E qual a raiz dessa capacidade de maravilhar-se?

Deus nos criou com uma inclinação natural para procurar a verdade, a bondade e a beleza das criaturas, a fim de que, por meio delas cheguemos a Ele, a Verdade, a Bondade e a Beleza infinitas. Entretanto, com o pecado, esse instinto se enfraquece, e por isso só os inocentes gozam dele em toda a sua plenitude e inerrância. É devido a esse instinto que a criança se deslumbra ao deparar-se com algo belo, e imagina um mundo sublime por detrás de aparências simples.

O visitante inesperado…

Ora, essa predisposição para admirar, tão saliente na infância, deveria acompanhar o homem ao longo de toda a sua existência, como bússola espiritual a orientá-lo rumo à perfeição. E é este um dos maiores desafios para os educadores: como estimular nos jovens a admiração pela verdade, fator fundamental para afastá-los de toda forma de superficialidade no aprender e no julgar? Como acender neles o amor entusiasmado pelo bem, que é a melhor forma de prevenir o mal? Como saciar-lhes a sede de beleza, valor que ensina por si, elevando a alma diretamente a Deus?

Os Colégios Arautos do Evangelho se propõem como meta vencer este desafio, oferecendo a seus alunos a verdade não apenas em doutrinas frias, mas em exemplos de vida; a bondade, traduzida em lei do convívio diário e a beleza na sua mais irresistível expressão: a santidade, fonte de sabedoria e da autêntica alegria.