Ao menos em Holambra, SP. Famosa pelas flores que são o encanto e admiração de milhares de pessoas que visitaram a recente Expoflora, em sua 33ª edição. Além das soberbas rosas o visitante podia admirar centenas de outras flores.

E podemos acrescentar: nem tudo eram flores! Podia-se saborear doce de violeta (“violtje”, em holandês) ou refrescar-se com sorvete de rosas, ou ainda apreciar licor de flores várias.

Supérfluas e pouco duráveis, as flores não são dispensadas pela grande maioria das donas-de-casa, na decoração do lar, porque afinal, o bom gosto é indispensável para formar um ambiente acolhedor.

Sorvete de rosas

É o universo das flores, com os seus segredos e mistérios, que se desvendou ao grande público na maior exposição de flores da América Latina, que se realizou de 29 de agosto a 28 de setembro.

As rosas, é claro, ocuparam lugar de destaque, tendo sido apresentadas neste ano várias novas espécies. A Rosa Fogo — agora mais aprimorada —, com seu perfume discreto e vivacidade de colorido foi muito apreciada. E as rosas multicolores causaram surpresa pela combinação de pétalas brancas, vermelhas, azuis e amarelas, no mesmo botão e na mesma pétala.

Doce de violetas cristalizadas

E como se não bastasse tanta variedade de utilização das flores, todos os dias, às 18:30 hs, uma chuva de pétalas, provenientes de 12 mil botões de rosas, era lançada sobre os visitantes.

Passeie um pouco pela exposição, percorrendo a galeria a seguir.

.

Ilustrações: Gaudiumpress, Gustavo Krajl; Divulgação (do evento).