O fim de semana típico na casa dos Arautos do Evangelho assemelha-se a um mosaico: pedras de várias cores formando uma bela figura. Vejamos as pedras que formaram a figura de um fim de semana.

Os participantes, em boa parte do Projeto e Vida, no sábado tiveram atividades além de variadas, muito entretidas. A começar pelos treinos de instrumentos musicais e coral. Depois de uma certa cacofonia inicial — que ouve até nas grandes orquestras de fama — vem a harmonia: afinal combinaram de tocar #uma música. E saíram-se bem.

Seguiu-se a almejado treino de teatro e a apresentação de cenas para testar o aprendizado. Em breve sairá uma peça completa, no dia das mães.

Uma rápida palestra de formação seguida do “pinga-fogo”: perguntas as mais variadas, no regime “pergunte o que quiser, respondo o que souber”.

Treino de defesa pessoal, corridas, jogos de vivacidade abriram o apetite para um saboroso lanche. Com as energias gastas (embora na idade dos participantes parece que não se esgotam nunca…) e “lanchados” estavam prontos para a etapa seguinte: catecismo.

Chama-nos a atenção de um lado a avidez que demonstram por temas religiosos e por outro a pouca instrução que vários parecem ter. No entanto, conforme o grande educador São João Bosco, é nessa idade que é preciso dar a formação religiosa e moral. Sem ela tornam-se alvo fácil de ideias e hábitos que lhes dificultarão tornarem-se elementos úteis para o dia de amanhã.

Toda formação ministrada tem como base o seguinte princípio, definido pelo Mons. João Clá, fundador dos Arautos do Evangelho:

“Nosso objetivo é dar aos alunos uma ocupação, pois onde há desocupação, aí está o perigo. É preciso ocupar o jovem, mas ocupá-lo com atividades elevadas da arte e da cultura, do pensamento e das ideias sadias. Queremos a salvação da juventude!”

Para tal é preciso motivar o jovem a desenvolver a sua cultura e o gosto pelas artes cênicas e musicais, através de um ensino vivo e rico em ética, oferecer o esporte como meio de lazer, ajudando na formação de uma mente sã num corpo sadio.

O Jovem terá, dessa forma, todas as condições de ser um elemento ativo para a mudança da sociedade, ao longo de toda sua vida. Planta-se uma semente em seus corações deles, que irá desabrochar quando forem adultos.

Domingo com as famílias

No domingo há pedras mais variadas no mosaico: além dos jovens, vêm os pais que têm também atividades próprias e às vezes compartilham as que são feitas para os filhos.

Há horários reservados para recolhimento e oração diante do Santíssimo Sacramento. O silêncio e a sacralidade do ambiente propiciam a muitos sentirem-se “a léguas” do bulício e corre-corre diário. Assim se expressava uma mãe, em termos semelhantes aos de muitas outras: “A vida aí fora é tão conturbada! Este lugar para mim é um mundo completamente diferente, um mundo de paz e alegria!”

Uma presença especial

Há sempre nos fins de semana um ou mais sacerdotes Arautos à disposição dos que querem confessar-se, pedir um conselho, etc.

As atividades encerram-se com a Missa, às 16:30, aberta ao público. Nela são numerosas as pessoas que, após uma boa confissão, recebem a Eucaristia.

No mosaico, a Missa é a pedra preciosa central.