O jovem é o futuro de uma nação. Investir na formação cultural, ética e religiosa das novas gerações é garantia de um porvir glorioso para o país. Essa formação, iniciada pelos pais e continuada na escola, encontra uma parceria no Projeto Futuro e Vida.

Nas apresentações em colégios de Juiz de Fora, os Arautos do Evangelho — promotores do Projeto — têm procurado fazer os alunos relacionarem os vários aspectos das músicas executadas com o dia a dia escolar. Posteriormente suas jovens mentes percebem que tal relação existe em muitos outros campos e aspectos da vida.

Baseado nesse fundo de quadro, o Projeto Futuro e Vida promoveu apresentações musicais na Escola Estadual Nyrce Villa Verde, Instituto Estadual de Educação, Escola Estadual Fernão Dias Paes, Escola Estadual Antônio Carlos e Colégio Diretrizes.

Em execuções ao vivo, é mostrada a relação dos instrumentos e da música com a escola, por exemplo:

A tuba é base da orquestra. A escola é a base da vida.

Com os instrumentos de percussão é feita uma experiência de ritmo com os alunos. Depois deles terem entrado no ritmo musical acompanhando-o com palmas, são lembrados sobre o ritmo da escola, sua disciplina, suas normas, etc.

Os instrumentos tocando em harmonia são comparados com uma sala com disciplina. Se tocados em desarmonia pode-se comparar a uma sala sem disciplina.

Tal método desperta o interesse tanto dos alunos quanto dos professores. Uma professora assim se exprimia: “A didática de vocês é única! Para lidar com a juventude de hoje, só dessa forma!”

Em outro colégio, comentou a diretora: “Muito obrigado por terem vindo, pois, sinto que vocês trouxeram a Deus para esta escola e, ao saírem, O deixam de presente. Digo isto pelo fato de notar, durante e depois da atuação dos Arautos, uma paz e uma harmonia, nunca vistas, neste recinto!”

Da parte dos jovens, houve muita participação e interatividade. No final foram sorteadas bolsas para atividades culturais de música, defesa pessoal e teatro, bem como entregue flautas e outras lembranças.