Santa Teresinha aos 15 anos

Um dos livros que não canso de ler e que sempre me remete a algum fato interessante é a história de Santa Teresinha, ou seja, “História de uma Alma”.

Lendo-o desta vez, fiquei extasiada com o desejo dela em conquistar o mundo inteiro para Nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo estando numa clausura. Eis as suas palavras:

“Ser tua esposa, ó Jesus; ser carmelita; ser pela minha união a Ti, a mãe das almas, deveria ser-me suficiente… mas não é… Todavia, sinto em mim outras vocações, a de Guerreiro, a de Sacerdote, a de Doutor, a de Mártir.

Santa Teresinha, Mestra de Noviças, aos 21 anos

Tenho vocação de apóstolo. Gostaria de correr a terra, propagar teu nome e fincar tua Cruz gloriosa no solo infiel; de pregar o evangelho nas cinco partes do mundo e até nas longínquas ilhas… Queria ser missionária, não só durante alguns anos, mas gostaria que fosse desde a criação do mundo e até o final dos séculos… Jesus, Jesus, se eu pudesse escrever todos os meus desejos, teria de pedir que me emprestasses teu livro da vida. Aí estão relatadas as ações de todos os santos, e essas ações, gostaria de tê-las realizado para Ti…” ⁽¹⁾

Jesus aceitou os desejos de Santa Teresinha e graças às suas ardentes orações e sacrifícios foi proclamada padroeira das missões e Doutora da Igreja.

Ela nos ensina que para Jesus Cristo devemos ser tudo e dar tudo: “Dar muito, não basta; é preciso dar tudo”. Não só as grandes, mas também, os pequenos sacrifícios da vida de todos os dias, aceitos e oferecidos por amor a Deus, sempre com desejos de agradar-Lhe.

Santa Teresinha aos 24 anos, 3 meses antes da morte

A santidade conforme Santa Teresinha consiste na Fé de nossos corações e que, uma vez sentida, nos leva a pensamentos e desejos puros de amar sempre a Deus e de viver segundo seus preceitos. Essa é a verdadeira alegria.

Peçamos a Santa Teresinha a graça de que nasça essa brasa ardente de esplêndidos desejos em nossos corações para que todas as nossas ações sejam voltadas ao nosso Criador!

.
.

⁽¹⁾ Santa Teresinha do Menino Jesus, História de uma Alma. Ed. Paulus, São Paulo, 2011