Treze de maio e treze de outubro são as datas que o geral das pessoas mais associam às aparições de Nossa Senhora em Fátima. Estamos chegando à outubro; não seria interessante saber o ocorrido em setembro quando Nossa Senhora apareceu pela penúltima vez?

O que ocorreu nas aparições 13 de setembro?

Estava-se em plena Primeira Guerra Mundial e nada fazia prever o seu fim. A guerra já ceifara a vida de incontáveis militares e civis de todas idades (9 milhões de mortos e 20 milhões de feridos!).

No mês de julho anterior, entretanto, contrariando todas as aparências, Nossa Senhora havia afirmado: “A guerra vai acabar”.

Em setembro as primeiras palavras da Virgem Santíssima aos três pastorinhos foram: “Continuem a rezar o terço para alcançarem o fim da guerra” e anuncia-lhes: em outubro fará “um milagre para que todos acreditem”. Foi o famoso milagre do sol, visto pelas 70 mil pessoas presentes e pelos habitantes de muitas cidades próximas.

* * *

A Paz! O mundo e cada um de nós tanto a procura! Só não a encontra porque a procura onde ela não está. Segundo as palavras de Nossa Senhora, só se encontrará a paz com a conversão individual e das nações.

Considerações como essas foram o tema da homilia de Dom Gil Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora em concorrida celebração eucarística na Catedral Metropolitana, a qual estiveram presentes os Arautos do Evangelho animando a Liturgia. Concelebrou o Pe. Jorge Antonini, EP.

Dom Gil concitou os presentes a rezarem pela paz, a “paz de Cristo no Reino de Cristo”, a obter-se pelos rogos de Maria.

Nosso Arcebispo abriu o ato coroando solenemente a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pertencente aos Arautos do Evangelho. A imagem foi originalmente coroada pelo Papa João Paulo II quando da elevação dos Arautos à Associação de Direito Pontifício.

Pediu ainda orações aos presentes pelo bom êxito da fundação do Colégio dos Arautos, um passo importante para a boa formação da nossa juventude.