São Tomé toca a Chaga de Jesus


“É como São Tomé: só acredita quando quer!”

Ao ouvir esta frase lembrei-me de algumas ideias que muitos têm a propósito deste Apóstolo. “É como São Tomé: só crê quando vê” é uma delas.

Entretanto, numa recente homilia, o Padre ressaltou o quanto São Tomé é, por assim dizer, caluniado. Mostrou como, pelo contrário, a ele devemos muitas e grandes coisas.

Vejamos apenas algumas destas grandes coisas. As demais ficam para o internauta procurar…

Sobre São Tomé, o fato mais conhecido é sua descrença na palavra dos demais Apóstolos sobre a Ressurreição de Jesus. Só creria se O visse e pusesse a mão nas suas chagas.(*)

Interior da Basílica Nossa Senhora do Rosário no Seminário dos Arautos do Evangelho

Eis que, Nosso Senhor aparece entre os Apóstolos apesar das portas estarem fechadas,dirige-se a Tomé, convidando-o a por a mão na Chaga e acreditar.

As palavras então pronunciadas por São Tomé, segundo muitos exegetas (especialistas em interpretar as Escrituras), são uma proclamação de Fé na divindade de Jesus, talvez a mais clara que a Bíblia registra: “Meu Senhor e meu Deus”.

Essa frase, tão resumitiva da fé, até hoje, é pronunciada em voz baixa por muitos no momento em que o Sacerdote eleva a hóstia que acabou de consagrar. Proclamam assim sua fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

Se analisarmos bem, podemos ver que os outros Apóstolos também tinham visto a Jesus após a Ressurreição e muitos o haviam tocado. Mas nenhum disse o que só São Tomé proclamou: a divindade de Jesus.

Vista exterior da Basílica Nossa Senhora do Rosário

Outra aparente descrença de São Tomé, faz Jesus revelar mais sobre Si mesmo: Jesus afirma que “para onde vou, não podereis ir”. Tomé não se atém só para onde Jesus vai; quer acompanhá-lo e por isso pergunta pelo caminho. Jesus faz então uma de suas mais sublimes afirmações: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Noutra passagem, esse empenho de estar com o Mestre é patente: Jesus anuncia sua ida a Jerusalém e que ali o matariam. O único Apóstolo disposto a seguir Jesus é São Tomé: conclama os outros: “Vamos e morramos com Ele”.

Como esses, há outros episódios que desfazem completamente essa espécie de “discriminação” anti-São Tomé.

Monsenhor João Clá

Estamos próximos à comemoração litúrgica de São Tomé. Peçamos a ele que nos obtenha de Nossa Senhora esta fé robusta, disposta a seguir Jesus ainda que outros não O sigam.

É um aspecto pouco lembrado, mas o Padre tinha inteira razão. Isso passou-se assistido à Missa no dia de São Tomé (3 de julho) na Basílica Nossa Senhora do Rosário, no Seminário dos Arautos do Evangelho, em São Paulo. Mons. João Clá presidia a solene Eucaristia.

(*) Jo 20,25-27; Jo 14,5: Jo 11,16