Jesus na carpintaria de
São José

São José é o modelo do operário. Sustentou a Sagrada Família durante toda a vida com o trabalho de carpinteiro e ensinou a Jesus esta profissão. Nos Evangelhos, Jesus é conhecido dos seus conterrâneos como “o filho do carpinteiro”.

O Papa Pio XII instituiu a festa de “São José Trabalhador” em 1955, a ser celebrada no dia 1º de Maio. A imprensa tornou a data conhecida como o dia do trabalho, laicizando desta maneira a comemoração.

Pai de família — a Sagrada Família —, no seu papel de sustenta-la materialmente, é com toda razão o modelo dos pais, cuja principal tarefa material é o sustento da esposa e da prole. E que esposa teve! A própria Mãe de Deus! O que dizer do Filho, de quem ouvia chamá-lo pai: o próprio Deus feito Homem, Jesus.

Como não imaginar o sublime convívio neste lar abençoado pelo presença da Santíssima Virgem e do próprio Deus humanado: “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, nascido antes de todos os séculos”.

Este Deus, apesar de Onipotente, quis depender do humilde trabalho de seu pai adotivo para seu sustento material.

A tradição oral atribui a São José, como seu primeiro trabalho de carpintaria, o feitio do berço de Nossa Senhora (*). Nada mais arquitetônico que isso e, como dizem nossos ítalo-brasileiro: si non è vero, è bene trovato” (Se não é verdadeiro, é bem achado).

Neste dia de São José Operário, peçamos a ele por todos aqueles que vivem do trabalho das próprias mãos, todos que “comem o pão com o suor de seu rosto” e sustentam suas famílias dentro da fidelidade aos mandamentos.

(*) Ver post de 2 de fevereiro 2013, “O primeiro trabalho de São José”