— Mãe, por que dizem que maio é o mês das flores? Aqui no livro da escola diz que é outono, porque depois vem o inverno. Será que erraram no livro?

A mãe enxugou as mãos no avental, sentou-se junto ao menino e tentou explicar- lhe que de fato é outono, mas havia muitas razões para chama-lo de mês das flores.

— Já sei, é por causa do dia das mães… A professora disse pra gente… Chii, eu ia acabando com a surpresa que preparamos para a senhora, mãe.

— Não, filhinho. Não é por causa do dia das mães…

— Por que é então?

— Pense um pouco…

* * *

De fato maio é o mês das flores. Mais precisamente, de uma flor. Uma flor que encanta a todos e encantou até a Deus. Essa “flor” tem um nome, ela se chama Maria, a obra prima de Deus.

Como bem diz São Luiz Grignion de Montfort, “Deus reuniu todas as águas e chamou-as mar; reuniu todas as graças e chamou-as Maria”.

Numa recente homilia de nosso Fundador, Mons João Clá, ele afirmava – baseado nos melhores teólogos: Deus fez três coisas que não poderia fazer melhor:
.
.

• a natureza humana de Jesus,
• Maria, a quem escolheu por Mãe,
• a visão dele face a face, a visão beatífica.

É, pois, Maria a “flor” da Criação, na qual Deus se comprouve a tal ponto que a fez Mãe de seu Filho, nosso Redentor e Co-redentora Ela mesma do gênero humano.

E, durante este mês de maio, a Igreja se compraz em venerar Nossa Senhora de todos os modos possíveis, culminando no dia 31 com a sua coroação. É Ela a Rainha do Céu e da Terra. De tal modo que São Luís de Montfort diz em sua obra magna, o “Tratado da verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”: “Quem não tem Maria por Mãe, não tem a Deus por Pai”.

E argumenta muito acertadamente: assim como na geração natural temos um pai e uma mãe, na geração espiritual temos um Pai –Deus – e uma Mãe – Maria.

Completa ainda, para não restar dúvida: Maria é a Mãe da cabeça do Corpo Místico, Jesus. Seria uma monstruosidade se não fosse também mãe do corpo, constituído por todos os fiéis.
.

E conclui com uma frase evidente e irrefutável: “os que tem desprezo ou indiferença para com Maria, não têm a Deus por Pai, ainda que disto se gloriem”.

Brasão do Beato
Papa João Paulo II
Lema: “Totus tuus” – “Sou todo vosso”
referindo-se à sua consagração a Nossa Senhora.

O “M” é a inicial de Maria

Com São Luís de Montfort, pensa a imensa maioria dos Santos, Doutores e Papas. Para não ir mais longe, o Beato Papa João Paulo II tinha por Nossa Senhora a devoção ensinada por São Luís de Montfort. Seu lema – “Totus tuus”, (Sou todo vosso) é o resumo da devoção de escravidão a Maria; em seu brasão como Papa há apenas, além da Cruz, a letra “M” de Maria. O atual Papa, Francisco, tem a estrela em seu brasão, que também simboliza Nossa Senhora.

A estrela à esquerda, é o símbolo de Nossa Senhora,
“A Estrela da Nova Evangelização


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Comecemos bem este mês a Ela dedicado. E estejamos certos que Ela nos abençoará, protegerá e guiará, mesmo em situações difíceis.