Em post anterior vimos a atitude de alguém que não abrisse a carta de um remetente importante, sobre tema importante e que importava muito ao destinatário.

Para exemplificar a importância do conteúdo da carta, aludimos apenas ao pedido de Nossa Senhora referente à comunhão reparadora dos primeiros sábados.

Dado o interesse despertado pelo assunto, seria oportuno ver o restante da mensagem enviada por Deus através de sua própria Mãe.

Hoje, 13 de maio, comemoração de Nossa Senhora de Fátima, seria uma boa ocasião para isso,

Lúcia, Francisco e Jacinta
Os pastorinhos a que Nossa Senhora apareceu

13 de maio de 1917 foi o dia escolhido pela Virgem Santíssima para aparecer pela primeira vez aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco. Nossa Senhora prometeu aparecer no dia 13 dos meses seguintes. Na aparição de 13 de julho, após ter maternalmente preparado as crianças, revelou o segredo a ser divulgado posteriormente.

Para garantir a autenticidade da mensagem prometeu fazer um milagre no qual “todos acreditariam”. Foi o conhecido “milagre do sol” visto por mais de 70 mil pessoas, inclusive ateus e incrédulos

Qual o segredo?

Após mostrar o inferno ás crianças disse-lhes: (1) vide notas no rodapé do post)

“Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.

Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar.(2)

Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, (3) sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo dos seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.

Cidade em ruínas na
Segunda Guerra Mundial

Para o impedir, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora dos primeiros sábados.

Se atenderem aos meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz.

Se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados (4), o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas.

Por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz. Em Portugal conservar-se-á sempre o dogma da Fé, etc. …”

Por fim o meu Imaculado Coração triunfará

É na esperança desse triunfo final de Maria que devemos buscar a confiança e a força, pois, aconteça o que acontecer, Ela como boa Mãe, nunca nos abandonará. Não A abandonemos nós…

Observemos que em alguns tópicos anteriores nossa Mãe Celeste põe em condicional: “se fizerem tal coisa…”. Aqui, nessa promessa de triunfo, não. Ela é maternalmente taxativa:

“Meu imaculado Coração Triunfará!”

Não será uma vitória e sim um TRIUNFO. Quanta confiança essas palavras devem nos dar. Quanta esperança que nos ajudará a enfrentar as circunstâncias adversas que nos rodeiem. Quanto ânimo para corrigir-nos de eventuais defeitos que tenhamos.

* * *

Notas:

(1) Cf. William Thomas Walsh, Nossa Senhora de Fátima, Ed. Melhoramentos, S. Paulo, 2ª Edição, 1949: Mons. João S. Clá Dias, EP, Fátima – O Meu Imaculado Coração triunfará, Associação Católica Nossa Senhora de Fátima, 3ª Edição, 2007, pp. 22-25.

Para não alongar muito este post, damos somente algumas notas ao texto do segredo:

(2) No dia desta revelação, 13 de julho de 1917, parecia pouco provável que a guerra terminasse logo. Terminou poucos meses depois da última aparição.

(3) A irmã Lúcia, vendo esta luz nos céus da Europa na noite de 25 para 26 de janeiro de 1938, disse ser esse “o grande sinal” que a guerra se aproximava. Pouco depois inicia-se a II Guerra Mundial.

Lembremos as recente palavras do Papa Francisco sobre as perseguições aos cristãos em todo mundo, já noticiadas em post anterior (“Tempo de márties”)