Mãe do Bom Conselho de Genazzano
Afresco (Santuário em Genazzano)

Na igreja da Nossa Senhora do Bom Conselho, na pequena e bela cidade de Genazzano, encontra-se um afresco de mais de sete séculos de existência.
Até hoje se desconhece onde e por quem foi pintado.

Terá sido seu autor um anjo?

Será originário do Paraíso?

O afresco chega pelos ares, ao som
de música celestial

São perguntas ousadas. Compreende-se que elas surjam, quando se conhece a história dos efeitos produzidos por essa piedosíssima imagem, ao longo dos tempos.

O afresco causa a impressão de ter sido pintado poucos dias, mesmo se observado de perto. Porém, está há 535 anos junto à parede de uma capela lateral da igreja.

Dois albaneses acompanham o afresco
andando sobre o mar

Mais ainda: segundo atestam os documentos, tem-se mantido suspenso no ar durante todo esse tempo! Foi ele transladado de Scútari,Albânia, a Genazzano por ação angélica.

Na festa de São Marcos, padroeiro da cidade, em 25 de abril de 1467, por volta das quatro horas da tarde, uma celestial melodia começa a se fazer ouvir pelos mais variados recantos da cidade.

Um grande número de pessoas, reunidas na praça do mercado, se põem aindagar maravilhadas de onde vêm os sublimes e arrebatadores acordes. Eis que uma divina surpresa se passa ante os olhos de todos: em meio a raios de luz, uma pequena nuvem branca desce até uma parede da já mencionada igreja, cujos sinos começam a
bimbalhar fortemente e por si só.

Monsenhor João Clá em
Genazzano

Prodígio ainda maior: em uníssono, a totalidade dos sinos da cidade tocam com energia.
.

Ao desfazerem-se lentamente os raios de luz e a nuvem, o belíssimo afresco que até hoje ali se encontra pôde ser contemplado pelo povo, e desde esse dia não cessou de derramar copiosas graças sensíveis, fazendo jus à preciosa invocação de Mãe do Bom Conselho.

(Trechos do artigo “Mãe do Bom Conselho” de autoria do Mons. João Clá Dias, fundador dos Arautos do Evangelho, na revista “Arautos do Evangelho”, nº 4, abril de 2002, pp. 24-25)