Cedro do Líbano

Os Cedros do Líbano são os patriarcas do mundo vegetal e representam nas Sagradas Escrituras tudo o que no mundo pode dar a idéia de grande poder e inquebrantável segurança. Figura semi-lendária, é o simbolo do Líbano e mais ainda, simbolo do Salvador da Humanidade.

O Rei Salomão, tomado de inspiração divina, decidiu construir para Deus o mais suntuoso Templo jamais visto pelos homens e pediu a seu amigo Hirão, rei de Tiro, que lhe cortasse os Cedros do Líbano (I Rs, 5,6) . Somente a nobre madeira estaria à altura de servir ao sagrado edifício.

Por do sol no Líbano – Cedro

Com efeito o Autor Sagrado quando escreve sobre os Cedros a ele se refere como símbolo de força, esplendor e glória.

Diz o salmista que foi o Senhor quem o plantou (Sl.103,16), é invejado por todas as plantas do Éden, jardim do Altíssimo, por sua soberba altura (alguns atigem 25 metros), pela força de seu tronco (12 metros), pela extensão de seus imensos ramos.

O perfumado lenho do cedro preservado da corrupção era procuradíssimo pelos antigos Faraós do Egito e dos monarcas orientais para as construções suntuosas e foi largamente utilizado para os palácios reais de Davi e Salomão.

Montes do Líbano – cedro

Mas a maior glória desta majestosa árvore foi ter sido ela comparada ao Salvador da Humanidade, o Messias esperado pelas nações.

Ezequiel, depois de narrar as infidelidades do Rei de Judá, Sedecias, anuncia a queda de Israel e a ida para o cativeiro da Babilônia. Profetizando então a era Messiânica e a Glória do Futuro Rei dos reis ele proclama:

“Eis o que diz o Senhor: Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, e eu próprio o plantarei no alto da montanha. Eu o plantarei na alta montanha de Israel. Ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem”.(Ez, 17, 22-23)

Cedro do Líbano no inverno

A alusão é claríssima: Deus corta um ramo do cimo do Cedro, ou seja, dentre os homens mais nobres Ele escolhe um para unir-se à Sua Natureza Divina. Planta-o sobre a alta montanha de Israel, o Calvário. Ali Ele estendeu seu braços e deu à humanidade os seus frutos: o Corpo e Sangue para redimir o pecado do mundo. Ali ele atraiu a Si todos os homens que quiseram estar protegidos à sombra de sua ramagem.